Cinco dicas para desenvolver a relevância

 

Uma pergunta que os parceiros me fazem com frequência é: “Como podemos obter mais recursos e apoio da McAfee?”. Alguns querem apenas mais atenção de nossa parte e de outros fornecedores para ajudá-los a lidar com seus mercados, entender produtos e conquistar novos clientes.

A McAfee e outros fornecedores são potenciais fontes de recursos e assistência. Fornecemos aos nossos parceiros treinamento técnico, materiais de venda, recursos de marketing, oportunidades potenciais e financiamento para conduzir os negócios em nosso nome. Mas esses recursos não são ilimitados. A McAfee, como todos os fornecedores, precisa priorizar seus recursos de apoio e capacitação para prevenir que percam a força ao se propagarem e se tornem ineficazes.

Como um parceiro pode obter mais recursos? Relevância.

Muitas vezes falamos aos clientes sobre a relevância dos parceiros. Como fornecedor de soluções de segurança, é necessário demonstrar e manter a sua relevância frente aos clientes, mantendo-se sempre atualizado sobre o cenário de ameaças, entendendo o gerenciamento de riscos, desenvolvendo habilidades para mitigar a possibilidade de violações de rede e comprometimentos de dados, além de demonstrar valor.

A mesma lógica é aplicada pelos fornecedores em relação aos parceiros. Muitos acreditam que a relevância de um parceiro para um determinado fornecedor se baseia no desempenho do parceiro (vendas e receita), mas, embora o valor monetário seja importante, não é o único fator. A McAfee, como outros fornecedores, dispõe seus recursos e apoio para os parceiros que demonstrem habilidades, capacidades e entendimento que geram um maior desempenho da receita.

O que queremos são parceiros que entendam de tecnologia, ofereçam valor aos clientes e criem uma experiência melhor que leve à retenção dos clientes e repetição de negócios. Ganhar vendas e conquistar novos negócios não são suficientes, também é necessário mantê-los. Conquistar uma venda é difícil e caro, perder uma conta e lutar para reconquistá-la é ainda mais.

O que os parceiros podem fazer para desenvolver e manter a relevância? Eu vejo da seguinte maneira.

  1. Escolha um fornecedor. Segurança é algo complicado. Manter relacionamentos e conhecimento tecnológico com múltiplos fornecedores é ainda mais complexo. Para uma relevância real, é preciso escolher um fornecedor e desenvolver um relacionamento duradouro. Isso significa investir em conhecimento de produto e habilidades, além de desenvolver uma comunicação operacional com as equipes do fornecedor. Também é importante atribuir um gerente de relacionamento com o fornecedor, alguém que faça a ponte entre a equipe e os recursos do fornecedor.
  2. Especialize-se e tenha foco. A segurança é um daqueles domínios que possuem inúmeras subespecialidades. Tentar dominar todas as tecnologias de segurança é um desafio. A melhor forma de agir é se concentrar em problemas e tecnologias de segurança específicos, desenvolver conhecimento especializado em determinada área e se promover como especialista. Com o tempo, você pode usar esse conhecimento especializado e experiência para se expandir para áreas adjacentes.
  3. Planeje e execute. Várias empresas atingem o sucesso, mas poucas conseguem mantê-lo sem planejamento. Os parceiros mais bem-sucedidos estabelecem planos de negócios que levam em conta os fornecedores e suas tecnologias. Esses planos definem como os produtos são posicionados e vendidos, além dos objetivos de venda. Os detalhes dos planos de negócios podem mostrar aos fornecedores o que você está fazendo e quais são as suas ambições de desempenho. Também é um ponto central para fazer com que  as pessoas, tanto dentro da sua organização como no fornecedor, se sintam responsáveis para alcançar os objetivos.
  4. Possibilite o sucesso. Nenhuma ambição se materializa sem investimento. É necessário investir na empresa e nas pessoas. Possibilitar o sucesso significa identificar as necessidades do pessoal e da infraestrutura, fornecendo materiais e treinamento, além de preparar as equipes para lidar com as necessidades dos clientes. Esses investimentos demonstram para a McAfee a capacidade de sua empresa operar no mercado.
  5. Marketing: venda a ideia. Os recursos de marketing são essenciais. Se ninguém souber o que você faz ou a sua proposição de valor, não há como saber que devem recorrer a você para obter ajuda. Muitos parceiros acham que marketing se resume na comunicação com os clientes. Isso é verdade, mas também é necessário “fazer marketing” e vender a ideia à McAfee O seu programa de marketing precisa comunicar investimento, recursos e as proposições de valor para os clientes e para os fornecedores.

A relevância não é algo que simplesmente acontece. É fruto de trabalho e comunicações persistentes. À medida que a relevância da sua empresa aumenta para a McAfee, você terá mais chances de obter os recursos e o apoio que necessita para tornar as suas ambições realidade. E é assim que a relevância leva a relacionamentos de trabalho melhores e, por fim, ao benefício mútuo e contínuo.

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Stay Updated

Follow us to stay updated on all things McAfee and on top of the latest consumer and mobile security threats.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

More from Português

Back to top