Tecnologia interessante e útil da McAfee para ajudar a proteger a sua vida online

By on Jan 01, 2021

Tecnologia interessante e útil da McAfee para ajudar a proteger a sua vida online

 

Hoje em dia, todos interagimos ativamente online. Podem ser os meus filhos a navegar nas redes sociais, a minha mulher a conversar com os amigos em vídeoconferência e a fazer compras online, ou eu a verificar o correio eletrónico, todos tiramos proveito dos dispositivos de que dispomos para manter o ritmo das nossas vidas.

Muitas pessoas não têm consciência de que existem tecnologias que podemos implementar nas nossas rotinas diárias que, além de nos ajudarem a executar as nossas tarefas digitais de forma mais eficiente, também protegem a nossa privacidade. Se existe uma forma de navegar na Internet mais rápida e segura que antes, contem comigo!

Ferramentas que todos podemos utilizar

Existem muitas tecnologias grátis e fáceis de utilizar que podem beneficiar-nos – só temos de aprender primeiro a reconhecê-las! Assim sendo, vamos explorar tecnologias interessantes que poucas pessoas conhecem e que pode ter um impacto positivo na sua vida online.

Soluções de navegação segura

A Internet é um vasto oceano de conteúdos bons e maus. Todos navegamos nesse oceano para aprender, trabalhar e socializar online. Mas quando estamos a tentar navegar da forma mais eficiente possível, pode ser complicado distinguir os Web sites seguros dos suspeitos. É aqui que uma solução de segurança como o McAfee® WebAdvisor entra em ação.

O O McAfee® WebAdvisor pode ajudar a mantê-lo protegido contra ameaças online, como malware e tentativas de phishing, enquanto navega na Web. Por exemplo, a ferramenta coloca uma marca de verificação junto de todas as ligações seguras, facilitando em muito as decisões de segurança para o utilizador quotidiano da Internet, como a minha esposa quando entra numa missão de compras online. E também é grátis!

Rede privada virtual (VPN)

Mesmo os internautas comuns como nós devem considerar a utilização de uma Rede Privada Virtual (VPN), já que essencialmente permite enviar e receber dados através de uma rede pública como se fosse uma rede privada. Uma VPN encripta, ou mistura, as suas informações para que não possam ser lidas por outras pessoas, ajudando a proteger os seus dados. As VPN são especialmente úteis quando trabalha remotamente, se pretende ter acesso total à Internet enquanto viaja, ou se simplesmente deseja proteger a sua privacidade. O McAfee® Safe Connect é uma opção ótima e acessível (com uma versão grátis limitada também disponível) para utilizadores que procuram uma solução não apenas fácil de implementar, mas que também forneça encriptação de nível bancário e navegação privada para proteger todas as atividades online.

Gestores de palavras-passe

Por falar em palavras-passe irritantes, outra forma de proteger facilmente as suas contas online é através de um gestor de palavras-passe. Um gestor de palavras-passe pode ajudá-lo a criar palavras-passe fortes, acabar com o inconveniente de memorizar inúmeras palavras-passe e iniciar sessão automaticamente nos Web sites. Quem disse que manter-se seguro tem de ser complicado?

Apesar de muitos gestores de palavras-passe serem gratuitos, é importante que os utilizadores pesquisem e escolham opções de empresas que consideraram como fidedignas. Outra opção? Alguns gestores de palavras-passe também vêm incluídos numa solução de segurança abrangente, como o McAfee® Total Protection.

Aplicações de bloqueio de Robocalls

Em algum momento, já deve ter recebido uma chamada misteriosa de um “Número desconhecido”. Se já se deu ao trabalho de atender uma destas chamadas, provavelmente ouviu do outro lado uma voz estranha, robótica, a dizer que era de uma certa organização ou a pedir-lhe que tomasse determinadas medidas. Se a chamada em si é apenas irritante ou vem de um criminoso que procura enganar os consumidores para roubar dinheiro ou informação, uma coisa é certa – os robocalls são uma enorme dor de cabeça.

Infelizmente, estes telefonemas irritantes não mostram sinais de abrandar. De facto, foi recentemente noticiado que os esquemas de robocall subiram para 85 milhões em todo o mundo, uma aumento de 325% desde 2017. Felizmente, existem várias aplicações e ferramentas de bloqueio de chamadas robocall que os utilizadores podem adotar para evitar spam através do telefone.

Autenticação multifatores

Se leu o meu blogue anterior, sabe que muitos dos hábitos comuns de palavras-passe que utilizamos podem originar várias preocupações de segurança. Dito isto, as palavras-passe são apenas a primeira linha de defesa quando se trata de proteger contas online. Então, o que acontece se um hacker conseguir furar esta barreira de segurança? É aí que entra a autenticação multifatores.

Hoje em dia, a maioria das pessoas já ouviu falar de autenticação de dois factores. Para simplificar, a tecnologia utiliza dois pontos de verificação para confirmar a identidade do utilizador. Podem ser respostas a perguntas de segurança, uma palavra-passe para utilização única enviada para o seu smartphone, leitura da impressão digital ou reconhecimento facial. Apesar de a autenticação de dois fatores ser um ótimo ponto de partida, também existe a autenticação multifatores, que, tal como o nome indica, significa que um utilizador tem de passar diversos tipos de pontos de comprovação antes de obter acesso a uma conta ou dispositivo. Na verdade, a autenticação multifatores está a tornar-se cada vez mais intuitiva graças à inteligência artificial, uma vez que pode selecionar uma combinação de fatores de autenticação com base no perfil de risco e hábitos do utilizador.

Esta tecnologia é fácil de integrar na sua vida, sendo muitas vezes um simples complemento para muitas das coisas que já possuímos. Por exemplo, pode ativar o Face ID no seu telemóvel iOS ou a impressão digital no seu telemóvel Android e já está, passa a ter autenticação de dois fatores!

Ferramentas para subscritores McAfee atuais

Tem uma subscrição do McAfee® Total Protection ou do McAfee® LiveSafe? Se for o caso, pode haver algumas ferramentas interessantes nestas soluções que não está a aproveitar ao máximo e que podem ajudar a otimizar a sua segurança e melhorar a sua experiência online. Quanto mais souber, melhor, não é?

Por exemplo, se tem uma subscrição do McAfee® LiveSafe, tem automaticamente acesso à VPN segura da McAfee e ao Bloqueio de ficheiros da McAfee. Se tem uma subscrição do McAfee® Total Protection, tem acesso a toda uma gama de ferramentas de segurança, incluindo um gestor de palavras-passe e VPN.   Por fim, se pretende eliminar alguns ficheiros confidenciais, pode utilizar o McAfee® Shredder™ para garantir em absoluto que não restam vestígios. Ao utilizar a gama completa destas ferramentas, os subscritores atuais da McAfee podem avançar a sua segurança para o próximo nível e navegar na Internet sem problemas.

Tecnologia fantástica, segurança mais forte

Ao tirar partido destas ferramentas existente, gratuitas e facilmente acessíveis, pode melhorar todas as dimensões da sua vida online, quer se trate de interações sociais, compras online ou envio de correio eletrónico, e manter as suas informações seguras. Pode divertir-se online e integrar facilmente a segurança no seu dia-a-dia, o que, na minha opinião, constitui uma vitória duplamente vantajosa.

 

 

 

About the Author

McAfee

McAfee is the device-to-cloud cybersecurity company. Inspired by the power of working together, McAfee creates business and consumer solutions that make our world a safer place. Take a look at our latest blogs.

Read more posts from McAfee

Similar Blogs

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs