Guia para remover malware do seu iPhone

Software malicioso, ou “malware”, refere-se a qualquer programa criado para infectar e interromper redes e sistemas de computador. Os riscos associados a uma infecção por malware podem variar de baixo desempenho do dispositivo a dados roubados.  No entanto, graças ao seu ecossistema fechado, recursos de segurança integrados e políticas rígidas sobre aplicativos de terceiros, os dispositivos Apple tendem a ser menos propensos a infecções por malware em comparação com seus equivalentes Android. Mas é importante observar que eles não são totalmente isentos de vulnerabilidades.  Vários vírus do iPhone podem infectar seu smartphone e afetar sua funcionalidade, especialmente se você fizer o jailbreak do seu iPhone (ou seja, abrir seu iOS para recursos, aplicativos e temas mais amplos).  Este artigo aborda como você pode detectar infecções por malware e remover vírus do seu dispositivo para aproveitar o mundo digital de verdade. 

Como o malware afeta os iPhones?

O malware pode afetar seu iPhone de várias maneiras. Conheça alguns sinais reveladores de que seu iPhone pode ter uma visita indesejada. 

  • A bateria do seu iPhone dura menos do que o normal. 
  • Anúncios pop-up aparecem com frequência. 
  • Os aplicativos travam sem motivo aparente. 
  • Aplicativos desconhecidos estão instalados no seu iPhone. 
  • Você percebe um uso de dados muito alto. 
  • O sistema operacional está visivelmente lento. 
  • Seu iPhone está superaquecendo. 

Como verificar se há malware no iPhone

Se você notar algum dos sinais acima, é uma boa ideia verificar se há malware. Veja alguns passos que você pode tomar.

  1. Procure aplicativos desconhecidos. Se você é o típico usuário médio de smartphone, provavelmente já baixou dezenas (se não centenas) de aplicativos. Essa quantidade de programas em seu iPhone facilita com que os aplicativos maliciosos se escondam completamente e permanecerem indetectáveis ​​por um longo tempo. Revise todos os seus aplicativos com calma e examine com maior atenção aqueles que você não se lembra de ter baixado ou instalado. 
  2. Verifique seu uso de dados. O uso intenso de dados pode ser um sinal de infecção por malware e é por isso que você deve ficar de olho se suspeitar que um vírus está em seu sistema. Para fazer isso, vá para Ajustes > Dados celulares e verifique se o uso de dados é maior do que o normal. 
  3. Verifique o consumo de energia. Alguns tipos de malware são executados em segundo plano e consomem uma quantidade significativa de energia sem que você perceba. Para garantir que nenhum desses aplicativos esteja instalado em seu telefone, vá para Ajustes> Bateria e selecione um período de sua escolha. Desinstale todos os aplicativos desconhecidos que se destacam. 
  4. Fique de olho nos anúncios pop-up. É inevitável encontrar anúncios pop-up ao navegar na Internet. No entanto, seu telefone pode estar infectado com adware se você os recebe com uma frequência alarmante. 
  5. Faça uma varredura no seu telefone usando um software antivírus. Por mais úteis que sejam essas dicas, executar uma varredura completa usando um software antivírus é uma das maneiras mais eficazes de detectar malware. Se você ainda não tiver um instalado, considere usar o McAfee Mobile Security. Esta solução de segurança abrangente oferece uma proteção completa que inclui um recurso de navegação segura para proteger sua vida digital, privacidade Wi-Fi e uma VPN para uma conexão de Internet mais segura. Varreduras altamente eficazes detectam aplicativos maliciosos e visitas indesejadas antes que eles invadam seu espaço digital. 

Como remover malware do seu iPhone

Se você encontrou malware no seu iPhone, não se preocupe. Ainda dá tempo de conseguir proteção para você e seus dados. Veja abaixo um plano de ação para remover malware do seu dispositivo. 

Atualize seu iOS (se aplicável)

Em muitos casos, os hackers exploram versões desatualizadas do iOS para lançar ataquesde malware. Se você não tiver a versão mais recente do seu sistema operacional, é uma boa ideia atualizar o iOS para eliminar essa possível vulnerabilidade. Basta seguir estes passos: 

  1. Vá para Ajustes. 
  2. Acesse Geral. 
  3. Toque Atualização de software. 
  4. Siga as instruções para atualizar seu iPhone. 

Reinicie o dispositivo

Pode parecer óbvio, mas reiniciar o dispositivo pode corrigir alguns problemas. O sistema reiniciará sozinho ao atualizar o iOS. Se você já possui a versão mais recente, reinicie seu iPhone agora. 

Limpe o histórico e os dados de navegação do iPhone

Se a atualização do iOS e a reinicialização do dispositivo não resolverem o problema, tente limpar o histórico e os dados de navegação do telefone. Se você estiver usando o Safari, siga estas instruções: 

  1. Vá para Ajustes. 
  2. Acesse Limpar histórico e dados dos sites. 
  3. Acesse Limpar histórico e dados. 

Lembre-se de que o processo é semelhante para o Google Chrome e a maioria dos outros navegadores populares. 

Remova todos os aplicativos suspeitos

Softwares maliciosos, como spyware e ransomware geralmente acabam nos telefones disfarçados de aplicativos legítimos. Para pecar por excesso de cautela, exclua todos os aplicativos que você não se lembra de ter baixado ou instalado. 

Restaure seu iPhone

A opção de restaurar para um backup anterior é um dos recursos mais valiosos encontrados no iPhone e no iPad. Essencialmente, isso permite que você restaure seu dispositivo para um backup do iCloud feito antes da infecção por malware.  Veja como: 

  1. Vá para Ajustes. 
  2. Acesse Geral. 
  3. Toque em Transferir ou redefinir iPhone. 
  4. Escolha Apagar conteúdo e ajustes. 
  5. Escolha Restaurar de um backup do iCloud. 

Redefina o iPhone para os ajustes de fábrica

Se nenhum dos passos acima resolver o problema, uma redefinição de fábrica pode ser a próxima ordem do dia. Restaurar o telefone para os ajustes de fábrica irá redefini-lo para a configuração original de fábrica, excluindo no processo todos os seus aplicativos, conteúdo e ajustes, e substituindo-os apenas pelo software original.  Para redefinir o seu iPhone para os ajustes de fábrica, siga estas instruções: 

  1. Vá para Ajustes. 
  2. Acesse Geral. 
  3. Acesse Transferir ou redefinir iPhone. 
  4. Escolha Apagar conteúdo e ajustes. 
  5. Escolha Redefinir como novo iPhone. 

Como manter seu iPhone protegido contra malware

A melhor maneira de proteger seu dispositivo iOS é evitar o malware em primeiro lugar. Siga estas medidas de segurança paraproteger seu dispositivo: 

  • Não acesse links suspeitos. 
  • Não instale aplicativos que a Apple não reconhece. 
  • Baixe apenasaplicativos da App Store. 
  • Não faça o jailbreak do seu iPhone, pois isso removerá a maioria dos recursos de segurançada Apple. 
  • Ative as atualizações automáticas para iOS e iTunes para acompanhar as atualizações de segurança e correções de bugs daApple. 
  • Faça backups frequentes de dados. 
  • Ignore mensagens de texto suspeitas no iMessage, pois os hackers as usam para espalhar golpes de phishing. 

Proteja seu iPhone com o McAfee Mobile Security 

Se você tem um iPhone e é como a maioria das outras pessoas, provavelmente usa seu dispositivo para quase tudo o que faz on-line. E embora seja incrível ter a Internet na palma da mão, também é importante estar atento a ameaças on-line como malware, que podem colocar em risco sua vida digital.  Uma boa notícia é que a McAfee o protege com nosso aplicativo de segurança móvel premiado e completo. O McAfee Mobile Security oferece proteção total contra vários tipos de malware orientados ao ecossistemada Apple. Com recursos de navegação segura, uma VPNsegurae software antivírus, o McAfee Security para iOS oferece proteção contra ameaças emergentes, para que você possa continuar usando seu iPhone com tranquilidade.  Baixe o aplicativo McAfee Security hoje mesmo e obtenha proteção completa. 

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais De Dicas e truques de segurança

Back to top