Como fazer uma análise de vírus

By on Mar 10, 2020

Como fazer uma análise de vírus

Quer pense que tem um vírus no seu computador ou dispositivos, ou quiser apenas manter o desempenho, é fácil fazer uma análise de vírus. O modo como efetua uma análise de vírus depende do seu software, por isso vamos ver algumas opções em seguida. Mas primeiro, vamos ver alguns indícios claros de que o seu dispositivo pode estar infetado com um vírus.

Precisa de uma análise de vírus?

O seu computador ou dispositivo parece lento e demora a arrancar? Notou a falta de ficheiros ou de espaço de armazenamento? Encontra mensagens de correio eletrónico enviadas a partir da sua conta que não escreveu? Notou alterações na página inicial ou nas definições do seu browser? Ou talvez encontre janelas pop-up inesperadas ou falhas do sistema e outros erros nos programas. Todos estes exemplo são sinais de que pode ter um vírus, mas não se preocupe porque muitos destes problemas podem ser resolvidos com uma análise de vírus.

O que faz exatamente uma análise de vírus?

Cada programa antivírus funciona de um modo ligeiramente diferente, mas geralmente o software procura detetar malware conhecido com um conjunto de caraterísticas específico. Pode também procurar variantes destas ameaças conhecidas que têm um código base semelhante. Alguns programas de software antivírus verificam até comportamentos suspeitos conhecidos. Se o software detetar um programa ou código perigoso, remove-o. Em alguns casos, um programa perigoso pode ser substituído  por uma cópia limpa do fabricante.

Como realizar uma análise?

Num computador com Windows:

Se estiver a utilizar a versão mais recente do Windows, o Windows 10, aceda a “Definições” e, em seguida, abra o separador “Atualizações e segurança”. Neste separador, localize o botão “Analisar agora”.

Claro que muitas pessoas investem em software antivírus mais eficaz, com um alto nível de precisão e menor consumo de recursos do sistema, como o McAfee Total Protection. Para saber como executar uma análise de vírus com o seu software antivírus específico, procure o menu de ajuda do software ou pesquise online para obter instruções exatas.

Se estiver a utilizar o software McAfee, consulte aqui. 

Num computador Mac:

Os computadores com software Mac não têm um programa antivírus integrado, por isso terá de transferir um software de segurança para realizar uma análise de vírus. Existem algumas aplicações antivírus gratuitas disponíveis online, mas recomendamos sempre que invista em software de confiança para o proteger contra várias ameaças. Transferir software gratuito pode ser perigoso porque os cibercriminosos sabem que esta é uma boa forma de disseminarem malware.

Seja qual for o programa que escolher, siga as instruções passo a passo do fabricante, que pode encontrar em “ajuda” ou no respetivo Web site, para efetuar uma análise de vírus.

Em smartphones e tablets:

Sim, o seu telemóvel ou tablet também podem ser infetados por vírus, apesar de ser menos comum do que nos computadores. No entanto, a ampla categoria de malware móvel está em ascensão e o seu dispositivo pode ser infetado se transferir uma aplicação perigosa, clicar num anexo de uma mensagem SMS, visitar uma página Web perigosa ou ligar a outro dispositivo com malware.

Felizmente, pode proteger os seus dispositivos com software de segurança móvel. Geralmente, não está pré-instalado, por isso terá de transferir uma aplicação e seguir as respetivas instruções.

Como a plataforma Android é um sistema operativo aberto, existem vários produtos antivírus disponíveis para dispositivos Android que permitem fazer uma análise de vírus.

Os dispositivos Apple são ligeiramente diferentes porque têm um sistema operativo fechado que não permite que terceiros vejam o código. Apesar de a Apple tomar outras medidas de segurança para reduzir os riscos de malware, como permitir apenas a instalação de aplicações da App Store oficial da Apple, estas medidas não são tão eficazes como um programa antivírus.

Para obter uma proteção mais robusta nos seus dispositivos Apple, pode instalar software de segurança móvel para proteger os dados privados que guardou no seu telemóvel ou tablet, como os seus contactos, fotografias e mensagens.

Proteção integrada:

Se proteger todos os seus computadores e dispositivos lhe parecer uma tarefa árdua, pode optar por um produto de segurança abrangente que protege computadores, smartphones e dispositivos a partir de um centro de controlo principal para facilitar a prevenção contra infeções de vírus.

Porque são tão importantes as análises de vírus?

Todos os dias surgem novas ameaças online, colocando em risco as nossas informações pessoais, dinheiro e dispositivos. Apenas no primeiro trimestre do ano passado, a McAfee detetou 504 novas ameaças por minuto devido às novas táticas utilizadas pelos cibercriminosos. Por isso é essencial antecipar-se a estas ameaças utilizando um software de segurança que monitorize e analise constantemente novas ameaças conhecidas e proteja as suas informações confidenciais. As análises de vírus são uma parte essencial deste processo para identificar e remover código perigoso.

Com que frequência deve realizar uma análise de vírus?

A maioria dos produtos antivírus analisam regularmente o seu computador ou dispositivo em segundo plano. Apenas terá de iniciar uma análise manual se notar algo suspeito, como falhas do sistema ou pop-ups excessivos. Pode também programar análises regulares num calendário à sua escolha.

Evitar vírus

Claro que a melhor proteção é evitar a infeção de vírus. Veja abaixo algumas sugestões para evitar vírus e outro malware:

 

  • Aprenda como navegar em segurança para evitar Web sites, ligações e mensagens perigosos. Isto contribui muito para evitar os vírus.
  • Nunca clique em mensagens de correio eletrónico ou mensagens SMS de spam. Estas mensagens incluem anúncios e mensagens não solicitados de pessoas ou empresas que não conhece.
  • Mantenha atualizado o software no seu computador e dispositivos. Deste modo, mantém-se protegido contra ameaças conhecidas, como vírus e outros tipos de malware.
  • Invista em software de segurança abrangente que pode proteger todos os seus dispositivos.
  • Mantenha-se informado sobre as últimas ameaças para saber o que deve evitar. Quanto mais souber sobre as fraudes mais recentes, mais fácil será detetá-las e evitá-las.

Procura mais sugestões e tendências de segurança móvel? Siga @McAfee Home no Twitter e goste no Facebook.

 

 

About the Author

McAfee

McAfee is the device-to-cloud cybersecurity company. Inspired by the power of working together, McAfee creates business and consumer solutions that make our world a safer place. Take a look at our latest blogs.

Read more posts from McAfee

Categories: Consumer, Português

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs