Veja o que é vpn, como funciona vpn e como ter vpn em casa

É provável que ultimamente tenha ouvido falar do termo VPN cada vez mais, mas ainda não consegue perceber exatamente o que faz ou se a sua família precisa de uma. Não é o único(a). A resposta curta é sim, precisa de uma VPN nos dispositivos da sua família e explicamos a razão.

Um dos principais motivos porque ouve cada vez mais falar sobre VPNs é que a cibercriminalidade e as fugas de dados estão a disparar, especialmente desde o início da pandemia. Os cibercriminosos estão a inventar formas cada vez mais engenhosas de roubar e utilizar indevidamente os seus dados. A subscrição de um serviço VPN é uma das formas mais práticas e poderosas de os consumidores poderem ripostar.

O que é uma VPN?

VPN é uma sigla para Rede Privada Virtual. E embora pareça algo complicado, é muito simples. Uma VPN é uma aplicação que se instala em dispositivos da família para ajudar a manter os dados e a atividade online em segurança enquanto utiliza redes Wi-Fi públicas. Bastante simples, não é?

Como funciona?

Quando liga o seu computador ou telemóvel a uma VPN, o serviço envia o seu tráfego de rede através do servidor VPN antes de direcioná-lo para o servidor das redes Wi-Fi públicas. Como a VPN codifica os dados, se alguém com más intenções tentar aceder à sua atividade, tudo a que terão acesso será uma algaraviada.

Uma VPN encripta o tráfego da Internet e redireciona-o várias vezes até ficar misturado, ajudando a bloquear o rastreio baseado na localização geográfica e oferecendo mais proteção do que uma rede aberta. A encriptação dificulta a tarefa dos cibercriminosos em decifrar a sua localização, dados e atividade online para fins maliciosos.

Benefícios de uma VPN

1. Reduz o risco em movimento.

Sempre que você ou outro membro da sua família utiliza as redes Wi-Fi públicas, para transmitir conteúdos em fluxo, comprar ou jogar, é possível que terceiros possam aceder ao seu tráfego. No entanto, uma VPN encripta a sua atividade para que os potenciais hackers apenas possam aceder a uma algaraviada.

2. Maior proteção para as crianças.

Uma VPN serve de proteção se os seus filhos se esquecerem de desligar a função de ligação automática a uma rede Wi-Fi nos respetivos telemóveis. Pode ser uma funcionalidade poderosa se os seus filhos se ligarem a redes sociais, lojas, bancos, ou sites de jogos a partir de localizações fora de casa.

3. Restringe a mineração de dados.

Uma VPN configurada corretamente também pode impedir empresas de partilhar os seus hábitos de navegação e informações com terceiros.

4. Segurança de vários dispositivos.

Se todos os seus familiares tiverem dois dispositivos e houver cinco membros na família, alguém com más intenções tem até 10 potenciais pontos de entrada para roubar os seus dados ou provocar uma fraude. E com as ameaças de cibersegurança a disparar, uma VPN proporciona segurança a todos os utilizadores em vários dispositivos, independentemente dos respetivos hábitos de segurança.

Funcionalidades principais da VPN

Ao procurar a melhor VPN para a sua família, é fácil perder-se num verdadeiro oceano de funcionalidades. Apresentamos um caminho mais curto para ajudá-lo a escolher as melhores funcionalidades da VPN para a sua família. Procure:

1. Encriptação avançada.

Com uma pesquisa rápida encontrará dezenas de opções de VPN e nem todas protegem os consumidores. Aproximadamente 38% das aplicações VPN para Android na Google Play Store (algumas gratuitas) injetam malware em vez de o impedir. Outro estudo descobriu que dos 283 fornecedores de VPN gratuitos, 72% incluíam monitorizadores. Devido a esta prática corrente, é essencial fazer o seu trabalho de investigação e escolher uma VPN que forneça uma encriptação avançada. Nota: Muitas VPNs gratuitas ganham dinheiro ao partilhar os seus dados com terceiros.

2. Largura de banda ilimitada.

Escolha uma VPN que lhe permita manter uma ligação de rede segura, não importa quanto tempo passe online.

3. Velocidade eficiente.

Com cada vez mais escolas e empregos a tornarem-se remotos, considere escolher uma VPN de alta velocidade que melhore a privacidade sem sacrificar a qualidade da sua ligação.

4. Acesso a localizações virtuais.

Considere um servidor VPN que apresente uma localização diferente da do seu ponto de entrada, uma funcionalidade que melhora o anonimato, localização e histórico de navegação. Por exemplo, pode estar online nos Estados Unidos, mas o seu servidor de VPN pode mostrar que está ligado em Itália.

Qual é a sua defesa digital?

É importante ter em atenção que uma VPN não oferece 100% de proteção contra ciberameaças. No entanto, até agora, é uma das formas mais seguras de a sua família poder usufruir simultaneamente da comodidade da Internet e reduzir o risco nas redes Wi-Fi públicas.

Os subscritores do McAfee Total Protection já têm acesso a utilização ilimitada de VPN. Se ainda não se inscreveu, este é o momento ideal. O  fornece segurança a todos os seus dispositivos enquanto a sua família faz compras, efetua operações bancárias, joga e navega online.

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Stay Updated

Follow us to stay updated on all things McAfee and on top of the latest consumer and mobile security threats.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

More from Português

Back to top