Como detetar arte falsa e deepfakes

A inteligência artificial (IA) está a passar dos laboratórios de alta tecnologia e dos enredos de Hollywood para as mãos da população em geral. O ChatGPT, a ferramenta de geração de texto, não precisa de apresentações, e os geradores de arte com IA (como o Midjourney e o DALL-E) estão a ganhar popularidade. Introduzir pedidos disparatados e receber em troca clips de arte ridículos é uma forma divertida de passar uma tarde. No entanto, enquanto está a utilizar geradores de arte com IA para se divertir, os cibercriminosos estão a utilizar a tecnologia para enganar as pessoas e fazê-las acreditar em notícias falsas sensacionalistas, perfis falsos em aplicações de encontros e imitações capazes de causar danos. A arte sofisticada gerada por IA pode ser difícil de detetar mas, em seguida, poderá encontrar alguns sinais de que pode estar a ver uma imagem duvidosa ou a envolver-se com um criminoso por detrás de um perfil gerado por IA. 

O que são geradores de arte com IA e deepfakes? 

Para compreender melhor as ciberameaças colocadas por cada um, eis algumas definições rápidas:

  • Geradores de arte de IA. A IA generativa é normalmente o tipo específico de IA que está por detrás dos geradores de arte. Este tipo de IA está carregado com milhares de milhões de exemplos de arte. Quando alguém lhe dá uma sugestão, a IA percorre a sua vasta biblioteca e seleciona uma combinação de obras de arte que pensa ser a melhor para satisfazer a sugestão. A arte criada por IA está no centro de acesos debates no mundo das artes, já que nenhuma das obras produzidas é, tecnicamente, original. O produto final é derivado de vários artistas, a maioria dos quais não concedeu ao programa informático autorização para utilizar as respetivas criações.
  • Deepfake. Um deepfake é uma manipulação de fotografias e vídeos existentes de pessoas reais. A manipulação resultante cria uma pessoa completamente nova a partir de uma compilação de pessoas reais ou o sujeito original é manipulado para parecer que está a fazer algo que nunca fez.

A arte com IA e o deepfake não são tecnologias encontradas na dark web. Qualquer pessoa pode transferir uma aplicação de arte com IA ou de deepfake, como o FaceStealer e o Fleeceware. Por não ser ilegal e ter muitos usos legítimos, esta tecnologia é difícil de regulamentar. Como é que as pessoas utilizam a arte com IA de forma maliciosa? É perfeitamente legítimo utilizar arte com IA para criar uma fotografia de capa para o seu perfil nas redes sociais ou para a associar a uma publicação num blogue. No entanto, é melhor ser transparente com o seu público e incluir uma declaração de isenção de responsabilidade ou uma legenda a indicar que não se trata de um trabalho artístico original. A arte com IA torna-se maliciosa quando as pessoas utilizam as imagens para enganar intencionalmente terceiros e ganhar dinheiro com esse engano. Os chamados burlões românticos podem usar fotos e vídeos deepfake nos perfis para convencer as vítimas de que procuram genuinamente o amor. Como mostrar o rosto e a identidade reais poderia pôr em risco um burlão romântico, este opta por usar fotos de terceiros ou gerar, com deepfake, uma coleção inteira de imagens. Os propagadores de notícias falsas também podem recorrer à ajuda de arte com IA ou de um deepfake para dar “credibilidade” às suas teorias da conspiração. Quando associam os seus títulos sensacionalistas a uma fotografia que, à primeira vista, prova a sua legitimidade, é mais provável que as pessoas partilhem e divulguem a história. As notícias falsas são prejudiciais para a sociedade devido às emoções negativas extremas que podem gerar em grandes multidões. A histeria ou a indignação que daí resultam podem, em alguns casos, conduzir à violência. Finalmente, alguns criminosos podem utilizar o deepfake para enganar o reconhecimento facial e obter acesso a contas online confidenciais. Podem fazer com que pareça que alguém em quem confia disse algo diferente do que realmente disse. Experimente o McAfee Deepfake Detetor como defesa contra deepfakes maliciosos e enganosos. Para evitar que alguém faça deepfake para entrar nas suas contas, proteja-as com autenticação multifatorial. Isto significa que é necessário mais do que um método de identificação para abrir a conta. Estes métodos podem ser códigos monouso enviados para o seu telemóvel, palavras-passe, respostas a perguntas de segurança ou identificação por impressão digital, além da identificação facial.

3 formas de detetar imagens falsas

Antes de iniciar uma relação online ou de partilhar uma aparente notícia nas redes sociais, analise as imagens utilizando estas três dicas para identificar arte maliciosa gerada por IA e deepfake.

  1. Inspecione o contexto associado à imagem.

Normalmente, as imagens falsas não aparecem por si só. É frequente haver texto ou um artigo maior envolvido. Examine o texto para verificar se existem erros ortográficos, gramaticais ou de composição. Os phishers têm fama de escrever muito mal. O texto gerado por IA é mais difícil de detetar porque a sua gramática e ortografia estão frequentemente corretas; no entanto, as frases podem parecer confusas.

  1. Avalie a alegação.

A imagem parece-lhe demasiado bizarra para ser real? Demasiado boa para ser verdade? Expanda a máxima desta geração, “Não acredite em tudo o que lê na Internet”, para incluir também “Não acredite em tudo o que vê na Internet”. Se uma notícia falsa afirma que é verdadeira, procure o título noutro sítio. Se for realmente digno de nota, pelo menos mais um site irá noticiar o acontecimento.

  1. Procure distorções.

A tecnologia de IA gera muitas vezes um ou dois dedos a mais nas mãos, e um deepfake cria olhos que podem ter um aspeto sem alma ou morto. Além disso, podem existir sombras em sítios onde não seriam naturais e o tom de pele pode parecer irregular. Em vídeos deepfake, a voz e as expressões faciais podem não estar perfeitamente sincronizadas, fazendo com que a pessoa pareça robótica e rígida.

Aumente a sua segurança online com a McAfee

As imagens falsas são difíceis de detetar e, provavelmente, tornar-se-ão mais realistas à medida que a tecnologia for melhorando. O conhecimento das ameaças emergentes da IA prepara-o melhor para assumir o controlo da sua vida online. Há questionários online que comparam deepfakes e a arte de IA com pessoas genuínas e obras de arte criadas por humanos. Quando tiver dez minutos livres, considere fazer um teste e reconhecer os seus erros para identificar arte falsa maliciosa no futuro. Confie na McAfee para lhe dar mais confiança na segurança da sua vida online. O McAfee+ Ultimate é o serviço integrado de privacidade, proteção de identidade e segurança para dispositivos. Proteja até seis membros da sua família com o plano familiar e receba até 2 milhões de dólares em cobertura para roubo de identidade. Confie na McAfee para impedir quaisquer ameaças que escapem ao seu olhar atento.

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais de

Back to top