10 dicas de proteção em redes sociais

By on Dec 13, 2019

Embora as redes sociais ainda tenham um papel importante na vida de muitas pessoasnão é possível negar a existência de riscos associados ao compartilhamento de informações pessoais na internet. Desde vazamentos massivos de dados que divulgaram informações sensíveis de milhões de usuários a esquemas comunstais como pesquisas e páginas falsas elaboradas para roubar seus dados – é necessário estar atento a muitas coisas 
 
Muitas das ameaças encontradas nas redes sociais não têm como origem fraudadores ou cibercriminososMuitas vezesos usuários simplesmente divulgam informações pessoais voluntariamente. Com apenas alguns cliques, postagens e mensagensvocê pode revelar dados pessoais suficientes para comprometer sua privacidade e se deixar vulnerável a roubos de identidadePortanto, é crucial que você saiba como se proteger ao usar tais sites.  
 
Aqui vão nossas 10 principais dicas: 

  1. Lembre-se de que suas postagens são permanentes: Presuma que uma vez divulgadas em um site, suas informações permanecerão lá para sempre. Mesmo excluindo a conta, não é possível saber se alguém já fez uma captura de tela de suas mensagens ou fotos, ou ainda se foram compartilhados com terceiros.
     
  2. Não revele informações pessoais: Suspeite de qualquer pessoa que solicite suas informações pessoais on-line e nunca compartilhe seu endereço, número de celular, CPF ou outras informações de identificação. Compartilhar informações pessoais – mesmo o nome de seu animal de estimação – pode ajudar um hacker a decifrar sua perguntas de segurança.
     
  3. Tenha critério ao aceitar solicitações de amizade de estranhos: Você sabe se o perfil é falso? Somente aceite solicitações de pessoas que você conhece no mundo real. Esquemas com impostores, em que golpistas fingem ser alguém para conquistar a confiança de uma vítima antes de solicitar informações ou dinheiro, compreendem cerca de um terço de todos os golpes em redes sociais.
     
  4. Tenha cautela ao clicar em links ou responder a questionários: Isso se aplica mesmo se o link parece vir de um amigo, pois a conta dele pode ter sido comprometida. Links não seguros frequentemente levam a malwares

    Também desconfie de ofertas “gratuitas”, especialmente se requerem o preenchimento de questionários exigindo informações pessoais.
     

  5. Gerencia suas configurações de segurança: Certifique-se de que você está compartilhando suas informações apenas com amigos e familiares. Verifique suas configurações de privacidade frequentemente caso tenham sido alteradas.
     
  6. Esteja ciente de que uma conta pode estar vinculada a outra: Por exemplo, uma foto postada no Instagram pode ser compartilhada automaticamente em seu perfil do Facebook caso estejam vinculados. Isso pode se tornar um problema caso você deseje manter uma conta como pessoal e a outra com perfil profissional.
     
  7. Desative a função GPS da câmera de seu celular: Se quiser compartilhar imagens on-line, certifique-se de desativar o GPS de seu dispositivo para manter no privado sua localização exata. Assim, você evita que criminosos ou pessoas que tentem segui-lo conheçam sua localização.

    Não compartilhe fotos de viagens até você ter retornado, pois isso também pode sinalizar que sua casa está vazia.
     

  8. Tome cuidado com anúncios falsos em páginas de comércio eletrônico: À medida que as redes sociais se integraram ao mercado on-line, golpes de e-comércio se proliferaram. Tome bastante cuidado ao aceitar comprar algo de um estranho on-line. Esses vendedores não foram aprovados, então caso você pague por um produto que nunca chegue a ser entregue, não há nenhuma maneira de receber seu dinheiro de volta.

    Em alguns países como a Nigéria, usuários de redes sociais também caem em golpes financeiros e de criptomoedas que ocorrem no WhatsApp por meio de mensagens diretas. Mesmo que alguém se apresente como um “amigo de um amigo” com uma “oportunidade incrível”, evite transações financeiras com desconhecidos.
     

  9. Use softwares e senhas complexas: Certifique-se de usar um software de segurança completo em todos os seus dispositivos que seja capaz de proteger você contra malwares compartilhados em redes sociais, além de outras ameaças. Mantenha seus dispositivos bloqueados com um código PIN de modo que nenhuma outra pessoa possa fazer o login se passando por você. Além disso, use senhas complexas em suas contas de redes sociais e troque-as periodicamente.
     
  10. Desative contas antigas que você deixou de usar: Não arrisque deixar dados pessoais expostos em contas antigas, como páginas MySpace que você não usa há anos ou sites de paqueras que você deixou de usar. Desative as contas que você deixou de usar e exclua o máximo de informações pessoais contidas neles. 

As redes sociais se destinam a ser locais de diversão. Mantenha-as assim ao se manter seguro na internet. 

About the Author

McAfee

McAfee is the device-to-cloud cybersecurity company. Inspired by the power of working together, McAfee creates business and consumer solutions that make our world a safer place. Take a look at our latest blogs.

Read more posts from McAfee

Categories: Consumer, Português

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs