Como evitar o spoofing do telefone

By on Mar 18, 2020

Como funciona o spoofing telefônico?

A chamada de spoofing telefônico ocorre quando o chamador envia deliberadamente informações falsas para alterar sua ID de chamador. A maior parte do spoofing é feita por meio de um serviço VoIP (Voice over Internet Protocol) ou telefone IP que usa VoIP para transmitir chamadas pela Internet. Os usuários de VoIP geralmente podem escolher o número ou nome de sua preferência a ser exibido na ID do chamador quando configuram sua conta.

Alguns provedores oferecem até serviços de spoofing que funcionam como um cartão telefônico pré-pago. Os clientes pagam por um código PIN para usar ao ligar para seu provedor, permitindo-lhes selecionar o número do destino para o qual desejam ligar, bem como o número que deseja que apareça no identificador de chamadas do destinatário.

Quais são os riscos do spoofing telefônico?

Os fraudadores costumam usar spoofing para tentar induzir as pessoas a entregar dinheiro, informações pessoais ou ambos. Eles podem fingir estar ligando de um banco, uma instituição de caridade ou até mesmo um concurso, oferecendo um prêmio falso. Estes ataques “vishing” (ou“ phishing de voz ”) são bastante comuns e costumam ter como alvo pessoas mais velhas que não estão cientes dessa ameaça.

Por exemplo, um golpe comum parece vir da Receita Federal. O chamador tenta assustar a vítima e faze-la pensar que deve dinheiro por impostos atrasados ou precisa enviar informações financeiras confidenciais imediatamente. Outro golpe comum é o suporte técnico falso, em que o chamador se declara ser funcionário de uma empresa conhecida, como a Microsoft, alegando que há um problema com seu computador e que eles precisam de acesso remoto para corrigi-lo.

Há também “Ataques SMiShing” , ou phishing por mensagem de texto, em que você pode receber uma mensagem que parece vir de uma pessoa ou empresa confiável, incentivando você a clicar em um link. Mas, depois de fazer isso, o malware pode ser baixado em seu dispositivo, inscrevê-lo em um serviço premium ou até mesmo roubar suas credenciais de contas online.

Por que o spoofing é tão prevalente?

A facilidade de enviar sinais de voz digitais pela Internet levou a uma explosão de spoofing e chamadas automáticas nos últimos anos. Na verdade, de acordo com a Hiya, uma empresa que oferece soluções telefônicas anti-spoofing, as chamadas de spoofing cresceram para 54,6 bilhões em 2019, um aumento de 108% em relação ao ano anterior.

Como as ligações automáticas usam um discador automático computadorizado para realizar chamadas com mensagens pré-gravadas, os comerciantes e fraudadores podem fazer muito mais ligações do que uma pessoa faria, muitas vezes empregando truques como fazer a ligação parecer vir do próprio código de área do destinatário. Isso aumenta a chance de o destinatário atender a chamada, pensando que é de um amigo ou empresa local.

O que posso fazer para impedir chamadas de spoofing?

Para realmente reduzir essas chamadas, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se sua operadora de telefone tem um serviço ou aplicativo que ajuda a identificar e filtrar chamadas de spoofing.

Por exemplo, tanto a AT&T quanto a Verizon têm aplicativos que fornecem triagem de spoofing ou avisos de fraude, embora possam custar mais dinheiro. A T-Mobile avisa os clientes se uma chamada puder ser um golpe quando aparece na tela do seu telefone, e você pode se inscrever gratuitamente em um serviço de bloqueio de golpes.

Também existem aplicativos de terceiros, como RoboKiller e Nomorobo, que você pode baixar para ajudá-lo a filtrar chamadas, mas fique ciente de que estará compartilhando dados privados com eles.

Outras dicas para lidar com chamadas indesejadas

  1. Depois de incluir seu número no registro de números que não desejam receber chamadas e verificar as opções de sua operadora, seja muito cauteloso ao compartilhar suas informações de contato. Se um formulário online solicitar seu número de telefone, mas você não precisar dele, deixe esse campo em branco. Além disso, evite listar seu número de telefone pessoal em seus perfis de rede social.
  2. Se você receber uma chamada de um número não reconhecido, não atenda. Você pode retornar a ligação mais tarde para ver se era uma pessoa ou empresa real. Se foi uma chamada de spoofing, você pode optar por bloquear o número em seu telefone, mas isso também pode ser em vão, já que os fraudadores mudam de números com muita frequência.
  3. Leia a política de privacidade de cada serviço em que você se inscreve para ter certeza de que não compartilharão ou venderão suas informações de contato.
  4. Evite participar de concursos e sorteios online, pois eles costumam compartilhar dados com outras empresas.
  5. Mantenha-se atualizado sobre os golpes mais recentes para saber o que procurar e instalar segurança para dispositivos móveis em seu telefone para ajudar a protegê-lo contra malware e outras ameaças.

Quer ver mais dicas e tendências de segurança para dispositivos móveis? Siga nossa conta @McAfee Home no Twitter e curta nossa página no Facebook.

About the Author

McAfee

McAfee is the device-to-cloud cybersecurity company. Inspired by the power of working together, McAfee creates business and consumer solutions that make our world a safer place. Take a look at our latest blogs.

Read more posts from McAfee

Categories: Português

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs