Como realizar uma varredura de vírus

By on Mar 10, 2020

Como realizar uma varredura de vírus

Se você acha que pode ter um vírus no seu computador ou dispositivo, ou apenas deseja mantê-los funcionando sem problemas, é muito fácil fazer uma varredura de vírus. A forma de realização da varredura em busca de vírus depende do software que você usa, portanto, vamos examinar algumas opções abaixo. Mas primeiro, vamos cobrir alguns indicadores de que você pode ter um vírus.

Você precisa de uma varredura de vírus?

Seu computador ou dispositivo está lento ou demorando para inicializar? Notou o desaparecimento de alguns arquivos ou está com pouco espaço de armazenamento? Notou e-mails ou mensagens enviadas misteriosamente de sua conta? Talvez você tenha notado mudanças nas páginas ou configurações de seu navegador? Ou talvez você esteja lidando com janelas pop-up inesperadas, falhas e outros erros em programas. Esses são possíveis sinais de que você tem um vírus, mas não se preocupe ainda, porque muitos desses problemas podem ser resolvidos com uma varredura de vírus.

O que é exatamente uma varredura de vírus?

Cada programa de antivírus funciona de uma forma um pouco diferente, mas normalmente o software busca um malware conhecido com um conjunto específico de características. Ele também pode buscar variações dessas ameaças conhecidas com uma estrutura de código parecida. Alguns softwares antivírus verificam comportamentos conhecidos e suspeitos. Se o software encontrar um programa ou código arriscado, eles serão removidos. Em alguns casos, um software perigoso pode ser substituído por um software livre de vírus pelo fabricante.

Como executar uma varredura?

Em um computador com Windows:

Se estiver usando a última versão do Windows, Windows 10, vá para “Configurações” e procure a guia “Atualizações e segurança”. Lá, você pode encontrar o botão “Varrer agora”.

Obviamente, muitas pessoas investem em softwares antivírus mais robustos, com alta taxa de precisão e menos impacto nos recursos do sistema, como o McAfee Total Protection. Para aprender a executar uma varredura de vírus usando seu software antivírus específico, pesquise no menu “ajuda” do software ou busque um manual de instruções na internet.

Se estiver usando um software da McAfee, veja aqui. 

Em um Mac:

Macs não vêm com um software antivírus integrado, portanto você terá que fazer download de um software de segurança para realizar uma varredura de vírus. Existem alguns aplicativos antivírus gratuitos disponíveis na internet, mas sempre recomendamos investir em um software confiável que possa protegê-lo contra diversas ameaças. O download de um software gratuito pode ser arriscado, pois os cibercriminosos sabem que essa é uma boa maneira de espalhar malware.

Independente do programa que você escolher, siga as instruções passo a passo sobre como executar uma varredura de vírus, pesquisando em “ajuda” ou no site do programa. 

Em smartphones e tablets:

Sim, você pode ter um vírus no seu celular ou tablet, embora seja menos comum que nos computadores. No entanto, há uma ampla categoria de malware de dispositivo móvel em crescimento e seu dispositivo pode ser infectado se você fizer download de um aplicativo arriscado, clicar em um anexo em uma mensagem de texto, visitar uma página da Web perigosa ou se conectar a outro dispositivo com malware..

Felizmente, é possível proteger seus dispositivos com software de segurança para dispositivos móveis. Normalmente, ele não vem instalado, portanto você precisa fazer download de um aplicativo e seguir as instruções.

Como a plataforma Android é um sistema operacional aberto, há diversos produtos antivírus disponíveis para dispositivos Android que permitem a realização de uma varredura de vírus.

Os dispositivos Apple são um pouco diferentes, porque eles têm um sistema operacional fechado que não permite que terceiros tenham acesso ao seu código. Embora a Apple tenha tomado outras precauções de segurança para reduzir os riscos de malware, como permitir apenas a instalação de aplicativos oficiais da App Store, essas medidas não têm o mesmo efeito de um programa antivírus.

Para obter uma proteção mais robusta em seus dispositivos da Apple, você pode instalar um software de segurança móvel para proteger seus dados pessoais armazenados no celular ou tablet, como contatos, fotos e mensagens.

Proteção completa:

Se proteger todos os seus computadores e dispositivos parecer muito trabalhoso, você pode optar por um produto de segurança abrangente que protege computadores, smartphones e dispositivos a partir de um centro de controle, facilitando a prevenção contra vírus.

Por que as varreduras de vírus são tão importantes?

Novas ameaças online surgem todos os dias, colocando em risco nossas informações pessoais, dinheiro e dispositivos. Apenas no primeiro trimestre do ano passado, a McAfee detectou 504 novas ameaças por minuto, à medida que criminosos cibernéticos adotavam novas táticas. Por isso é essencial manter-se um passo à frente dessas ameaças usando um software de segurança que monitore e verifique constantemente em busca de novas ameaças conhecidas, enquanto protege todas as suas informações confidenciais. As varreduras de vírus são uma parte essencial do processo de identificar e remover códigos perigosos.

Com qual frequência devo realizar varreduras de vírus?

A maioria dos produtos antivírus varre regularmente o computador ou o dispositivo em segundo plano; portanto, você só precisará iniciar uma varredura manual se notar algo suspeito, como falhas ou janelas pop-up excessivas. Você também pode agendar varreduras regulares.

Evitar vírus

É claro, a melhor forma de se proteger é não ser infectado. Veja aqui algumas dicas práticas sobre como evitar vírus e outros tipos de malware:

  • Saiba como navegar em segurança para evitar sites, mensagens e links arriscados. Isso ajuda muito a mantê-lo livre de vírus.
  • Nunca clique em e-mails ou mensagens de spam. Eles incluem mensagens e anúncios não solicitados de pessoas ou empresas que você não conhece.
  • Mantenha o software em seus computadores e dispositivos atualizado. Dessa forma, você se mantém protegido de ameaças conhecidas, como vírus e outros tipos de malware.
  • Invista em um software de segurança abrangente que pode proteger todos os seus dispositivos.
  • Mantenha-se informado sobre as ameaças mais recentes para saber de onde o perigo vem. Quanto mais você souber sobre as últimas ameaças, mais fácil é identificar e evitá-las.

Quer ver mais dicas e tendências de segurança para dispositivos móveis? Siga nossa conta @McAfee Home no Twitter e curta nossa página no Facebook.

 

 

About the Author

McAfee

McAfee is the device-to-cloud cybersecurity company. Inspired by the power of working together, McAfee creates business and consumer solutions that make our world a safer place. Take a look at our latest blogs.

Read more posts from McAfee

Categories: Consumer, Português

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs