Golpes em compras on-line – 7 formas de combatê-los

By on Apr 24, 2020

Cuidado com golpes em compras on-line – 7 formas de combatê-los

Alguns de nós somos muito bons em encontrar dispositivos variados e ótimas ofertas de roupas on-line, mas depender de plataformas de comércio eletrônico para todas as nossas necessidades básicas do lar é um novo desafio. Muitos de nós preferíamos comprar em lojas físicas certos itens, como mantimentos e produtos farmacêuticos. Agora que estamos usando a Internet para todas as nossas necessidades de compras, os fornecedores on-line estão com dificuldades de atender ao pico de demanda de certos itens, abrindo espaço para vendedores terceirizados e pessoas mal-intencionadas. Desde o começo do ano, a Federal Trade Commission (FTC), a agência de proteção ao consumidor nos Estados Unidos, já recebeu mais de 8.400 queixas a respeito de golpes, e a perda total relatada pelos clientes é de cerca de US$ 5,85 milhões. Aqui estão alguns golpes comuns aos quais ficar atento.

Sites de compras falsos

Os criminosos cibernéticos são rápidos em se aproveitar de tendências ou eventos recentes. Já vimos muitos sites de compras falsos afirmando vender itens cobiçados, como materiais de limpeza, que estão esgotados em outros lugares. Na realidade, esses golpes de coleta de cartão de crédito podem entregar itens falsificados ou mesmo não entregar nada.

Golpes de investimentos

A mesma lógica também se aplica a investimentos. Os golpistas podem se passar por empresas novas que estão tentando levantar capital para construir equipamentos médicos. Outros podem anunciar fundos de investimento inexistentes com garantia de altos retornos após a crise. Seja qual for o retorno prometido, pesquise bem antes de tomar grandes decisões de investimentos.

Curas milagrosas

A Time relata que alguns sites até mesmo promovem “remédios que vão da prata coloidal ao estrume de vaca”. Por sorte, a FTC e a Food and Drug Administration (FDA, agência americana que inspeciona alimentos e remédios) começaram a fiscalizar empresas que dão declarações não comprovadas sobre curas e vacinas milagrosas.

Kits de teste

Até o momento da escrita deste texto, a FDA não aprovou a venda ou a distribuição de kits de teste caseiros. Embora algumas dessas ofertas venham de empresas legítimas que podem ter relações com laboratórios de testes, a maioria delas recebeu e cumpriu ordens de cessação. Sempre consulte entidades oficiais para diretrizes de testes, como o site da CDC (Centers for Disease Control and Prevention, organização americana que pesquisa doenças contagiosas), aqui.

Isso não quer dizer que devamos parar de comprar on-line. Na verdade, algumas empresas de logísticas estão nos incentivando a continuar apoiando nossos pequenos varejistas preferidos por meio de compras on-line para mantê-los em funcionamento em meio à incerteza que vem pela frente. Com muitos novos tipos e variedades de ataques cibernéticos surgindo diariamente, podemos ajudar você a se manter zeloso e protegido enquanto se adapta a essa mudança on-line.

Compre on-line com segurança

Lembre-se de seguir as dicas abaixo para que seus esforços de compra on-line segura não sejam em vão:

  • Tome cuidado quando receber e-mails ou mensagens de texto promocionais de fontes desconhecidas, especialmente quando eles fazem afirmações boas demais para serem verdade.
  • Evite sites de comércio eletrônico desconhecidos, mesmo se indicados por pessoas conhecidas. Alguns sinais de alerta são URLs absurdos, erros de ortografia e páginas com design não profissional. Você também pode usar uma extensão gratuita de navegação segura para ajudá-lo a evitar sites ilegítimos.
  • Use uma solução de segurança móvel para ajudar você a manter a segurança em seus dispositivos móveis, com varreduras de segurança automáticas.
  • Use uma VPN (rede privada virtual), como a McAfee® Safe Connect, ao realizar transações confidenciais. A criptografia de dados pode ajudar a garantir a proteção de suas informações pessoais contra olhares curiosos que vigiam seu tráfego na Web.
  • Proteja suas compras procurando por sites que começam com “https”, em vez de “http”. Uma boa forma de se lembrar disso é “S de seguro”.
  • Use um pacote completo de segurança para garantir a proteção dos seus dispositivos e contas on-line.

About the Author

McAfee

McAfee is the device-to-cloud cybersecurity company. Inspired by the power of working together, McAfee creates business and consumer solutions that make our world a safer place. Take a look at our latest blogs.

Read more posts from McAfee

Categories: Português

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs