O que é limpeza de disco? Ela remove vírus?

By on May 19, 2020

O que é limpeza de disco? Ela remove vírus?

Acontece às vezes. Você está no meio de uma tarefa no computador, e sua tela pisca. É exibida a tela azul (erro de parada) com uma mensagem dizendo que seu PC encontrou um erro e precisa ser reiniciado. Esses contratempos ocorrem quando o software, o firmware ou os drivers do seu computador entram em pane devido a hardware ou software defeituoso ou incompatível.

A maioria das pessoas deseja um computador ágil o suficiente para acompanhar sua vida. Quando seu computador está atolado de arquivos desatualizados, não é possível trabalhar em um ritmo eficiente.

Embora um novo computador ou unidade externa possa lhe dar mais espaço de armazenamento de arquivos, há uma forma mais rápida de ganhar espaço de armazenamento utilizável sem comprometer seu orçamento. Essa opção é chamada limpeza de disco, e todos os computadores Windows vêm com uma versão dela que você pode usar para recuperar espaço em disco gratuitamente. Aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre a ferramenta de limpeza de disco da Microsoft.

O que é a limpeza de disco?

A limpeza de disco é um utilitário de manutenção desenvolvido pela Microsoft para seu sistema operacional Windows. O utilitário varre o disco rígido do seu computador em busca de arquivos que não são mais necessários, como arquivos temporários, páginas da Web em cache e itens rejeitados que acabam na Lixeira do seu sistema. Se você não remover esses arquivos, eles se acumulam com o tempo e começam a ocupar muito espaço no seu computador.

O utilitário exibe os arquivos identificados e a quantidade de espaço de armazenamento que cada um deles usa no seu disco rígido. Você decide quais itens você quer excluir pela importância de cada arquivo e a quantidade de espaço a ser recuperado. No Windows 10, você pode encontrar esse utilitário indo até o menu Iniciar e descendo até Ferramentas Administrativas do Windows para clicar no botão de limpeza de disco.

O Windows também tem o recurso de limpeza rápida, que permite a limpeza dos arquivos temporários de lixo eletrônico do seu computador Windows com segurança e rapidez. Ele também limpa outros lixos eletrônicos que o utilitário de limpeza de disco não limpa.

O que são atualizações de sistema?

Atualizações de sistema, como versões principais de SO, patches mensais e atualizações de emergência, tornaram-se padrão nos computadores atuais. A maioria dos sistemas operacionais está configurada para baixar as atualizações mais recentes automaticamente. Contudo, em dispositivos Windows, a versão anterior do sistema operacional nem sempre é excluída quando a versão mais recente a substitui. Após anos de atualizações, muitas vezes você terá várias versões do SO no seu computador.

O utilitário de limpeza de disco permite remover as cópias de backup do seu computador. Programas que você baixa para abrir ou editar um documento ocupam espaço de armazenamento no disco rígido do seu computador por muito tempo após a conclusão do projeto. A limpeza de disco lhe permite localizar esses programas, ver quanto espaço em disco eles usam e removê-los para liberar espaço no disco rígido. Você encontrará esses recursos selecionando a aba “mais opções” no menu de limpeza de disco.

O que é o Sensor de Armazenamento?

O Microsoft Windows 10 possui uma função atualizada de limpeza de disco chamada Sensor de Armazenamento. Com o Sensor de Armazenamento, você pode configurar seu sistema para limpar automaticamente os arquivos indesejados configurando a aba na posição “Ativado”. Você permite que o Sensor de Armazenamento remova arquivos temporários que seus programas não usam mais, arquivos na pasta Downloads que não foram alterados há mais de 30 dias, e arquivos que estão na sua Lixeira há mais de 30 dias. Você pode ir até o Sensor de Armazenamento acessando o menu Configurações, clicando no botão Sistema e selecionando a opção Armazenamento.

Quais são os benefícios da limpeza de disco?

Você pode pesquisar arquivos temporários por conta própria e excluí-los manualmente, mas economizará tempo usando a ferramenta de limpeza de disco do Windows. Você pode procurar arquivos específicos em seu disco rígido inteiro em questão de segundos com o utilitário de limpeza de disco. A ferramenta também lhe dá maior controle sobre os arquivos a excluir e os arquivos a manter. Removendo arquivos desatualizados de aplicativos do seu sistema, ele roda melhor e com menos travamentos.

A limpeza de disco remove vírus?

Uma das formas mais comuns usadas pelos vírus para entrar nos sistemas de computador são os downloads. O usuário entra em um site não confiável e clica em um botão para conseguir algum download gratuito. O download contém um vírus que não é detectado. Se o aplicativo não for usado por mais de 30 dias, você poderá rodar o utilitário de limpeza de disco para encontrar o download abusivo e removê-lo rapidamente. Você não deve usar a limpeza de disco para substituir um produto antivírus robusto, mas a ferramenta pode trabalhar em conjunto com uma solução antivírus confiável para proteger melhor o sistema, os arquivos e os dados do seu computador.

Conclusão

Seja para uso profissional ou doméstico, seu computador deve funcionar como previsto. Isso inclui a flexibilidade para baixar o programa para algum projeto de curto prazo ou para processar planilhas rapidamente e compartilhá-las com seus colegas em um portal on-line. Essas operações são muito prejudicadas quando seu disco rígido está cheio de arquivos desnecessários e bloatware. Usar a ferramenta de limpeza de disco do Windows permite remover esses arquivos que podem conter malware e aumentar a capacidade e a segurança do seu computador.

About the Author

McAfee

McAfee is the device-to-cloud cybersecurity company. Inspired by the power of working together, McAfee creates business and consumer solutions that make our world a safer place. Take a look at our latest blogs.

Read more posts from McAfee

Categories: Português

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs