Lista de hackers famosos 2023 da McAfee: porque os hackers gostam tanto do Ryan Gosling

Os hackers adoram o Ryan Gosling. De facto, os hackers utilizam o seu nome como isco mais do que qualquer outra celebridade. Com isso, a célebre estrela de “Barbie” e de muitos outros filmes de sucesso está no topo da nossa lista de hackers famosos para 2023.

É o nosso estudo anual que revela quais as pesquisas de celebridades mais frequentemente ligadas a malware e sites de risco. E este ano, evoluímos a lista. Inclui agora celebridades detetadas em deepfake e outros conteúdos baseados em IA. Com o elevado perfil de Gosling este ano, não é de surpreender que tenha ficado tão bem classificado.

Como noticiámos no início deste ano, o filme “Barbie” também foi um grande sucesso para os cibercriminosos. Os consumidores foram atraídos por uma série de fraudes de venda de bilhetes, burlas de transferência e outros ataques que capitalizaram o êxito do verão.

Quem entrou na lista de hackers famosos?

Meses depois, as buscas por Gosling continuam a ser elevadas. A sua interpretação do Ken valeu-lhe a primeira canção do Hot 100 da Billboard com “I’m Just Ken”. Entretanto, os fatos de Ken e Barbie estão entre os trajes de Halloween mais populares para 2023. E se estiver a pensar nisso, Margot Robbie, que fez de Barbie para o Ken de Gosling, ficou em oitavo lugar na nossa lista. A lista completa dos dez primeiros classificados é a seguinte:

  1. Ryan Gosling, vencedor de um Globo de Ouro e nomeado para vários Óscares da Academia.
  2. Emily Blunt, atriz aclamada pela crítica e estrela do filme de sucesso deste verão, “Oppenheimer”.
  3. Jennifer Lopez, ícone da cultura pop, cantora, atriz e produtora aclamada pela crítica.
  4. Zendaya, atriz e cantora aclamada pela crítica.
  5. Kevin Costner, ator e realizador vencedor de um Óscar, e atual protagonista da série de sucesso “Yellowstone”.
  6. Elon Musk, magnata dos negócios e empresário do sector tecnológico.
  7. Al Roker, o popular meteorologista, autor e jornalista do programa “Today”.
  8. Margot Robbie, atriz, produtora e nomeada várias vezes para os prémios Óscar e BAFTA, estrela do filme de sucesso deste verão, “Barbie”.
  9. Bad Bunny, cantor de álbuns multi-platina, e o primeiro cantor de língua não inglesa nomeado como artista mais transmitido do ano no Spotify.
  10. America Ferrera, atriz e estrela coadjuvante do filme de sucesso deste verão, “Barbie”.

O que está em risco quando procura estas celebridades

Os hackers que estão por detrás destes ataques a celebridades procuram duas coisas principais:

  • Informações pessoais para que possam usá-las ao cometer fraudes e roubos de identidade.
  • Infetar o seu dispositivo com malware. Isso pode incluir spyware que rouba informações pessoais ou ransomware que mantém o seu dispositivo e os seus ficheiros como reféns por um preço.                        

Assim, associam nomes de celebridades a termos como “audiolivros”,letras de canções, deepfake, toques para telemóvel grátis, filmes grátis, transferências gratuitas, MP4, entre outros, o que gera resultados que conduzem a sites duvidosos. Em suma, destinam-se a pessoas que pretendem transferir algo ou obter conteúdos relacionados com celebridades de alguma forma.

Mais uma vez, pense nas fraudes do filme “Barbie” no início deste ano que promoviam transferências gratuitas do filme. Sem dúvida, eram fraudes de malware e de roubo de identidade. A pesquisa do nome de uma celebridade por si só não conduziu necessariamente a uma lista de resultados duvidosos. O nosso próprio diretor de tecnologia, Steve Grobman, descreveu bem os riscos. “Sabemos que as pessoas procuram conteúdos gratuitos, como a transferência de filmes, o que as coloca em risco. Se parece demasiado bom para ser verdade, geralmente o é e merece uma análise mais atenta“.

No entanto, os hackers sabem como as pessoas estão ávidas de conteúdos de celebridades e, infelizmente, algumas clicam nos links que prometem conteúdos repletos de notícias sobre as celebridades, apesar dos riscos.

Quem mais entrou na lista de hackers famosos?

Para completar a lista, encontramos vários nomes importantes do desporto e da cultura popular. O jogador de futebol argentino Lionel Messi surge no 18º lugar da lista, tendo-se transferido recentemente para a equipa da Major League Soccer de Miami. O recém-reformado e grande jogador de futebol americano de todos os tempos, Tom Brady, ficou em 19º lugar, e Travis Kelce, tight end de futebol americano dos Kansas City Chiefs,ficou em 22º lugar. Steph Curry, estrela da NBA, em 23º lugar, e Aaron Rogers, outra lenda do futebol americano, em 31º lugar. E SerenaWilliams, uma força dominante no campo e na cultura, ficou em 32º lugar.

Os favoritos dos reality shows e da cultura pop também entraram no top 50, com Andy Cohen, de “Real Housewives”, a ocupar o lugar número 11, seguido de Kim Kardashian, no número24, e Tom Sandoval, no número 40 da lista. E para os Swifties que andam por aí, Taylor Swift ficou em 25º lugar na nossa lista este ano.

Também presente na lista: fraudes de IA

Graças às ferramentas de IA facilmente disponíveis, os cibercriminosos aumentaram tanto a sofisticação como o volume dos seus ataques. Não é diferente com estas fraudes envolvendo celebridades. De acordo com os investigadores da McAfee, uma dessas tendências da IA está a aumentar: os deepfakes.

Por exemplo, Elon Musk. Ele chegou ao sexto lugar da nossa lista e os nossos investigadores encontraram um volume significativo de conteúdo deepfake malicioso associado ao seu nome, muitas vezes ligado a fraudes de criptomoeda.

Tomando um conjunto de amostras da lista dos 50 primeiros, os investigadores da McAfee descobriram entre 25 a 135 URLs deepfake por cada pesquisa de celebridades.

Embora existam casos de deepfakes maliciosos, muitos deepfakes de celebridades enquadram-se atualmente em casos de utilização recreativa ou de publicidade falsa. No entanto, há cada vez mais indícios de que os futuros deepfakes podem tornar-se enganadores – passando deliberadamente desinformação em nome de uma figura pública.

Mantenha-se seguro enquanto procura celebridades (e em geral)

Tem toda a razão e todos os direitos para procurar e desfrutar dos conteúdos das suas celebridades em segurança. Uma combinação de um olhar atento e proteção online pode mantê-lo seguro.

  • Opte por lojas e Web sites em que possa confiar. Quando chegar a altura de obter notícias sobre celebridades, procure nomes que conheça. Fontes fiáveis e antigas. A realidade é que não é difícil para os hackers e os golpistas criarem rapidamente os seus próprios sites (completamente falsos) de “notícias sobre celebridades”. De facto, é bastante fácil, graças em parte à IA que pode gerar artigos falsos que, de outra forma, parecem reais.
  • Dê preferência aos serviços legítimos de streaming e transferência. Quer queira ouvir uma canção do último álbum da Taylor Swift (a versão original da cantora, claro) ou transmitir filmes das suas estrelas favoritas, utilize serviços conhecidos e legítimos. Sim, por vezes isso significa pagar. Ou aguentar alguns anúncios. As alternativas ilegais podem estar repletas de malware ou pedir-lhe informações pessoais que acabam por ir parar às mãos dos hackers.
  • Não faça “login” nem forneça outras informações. Se receber uma mensagem, texto ou e-mail, ou se visitar um Web site de terceiros que lhe peça informações como o seu cartão de crédito, endereço de correio eletrónico, morada ou outras informações de início de sessão, não as forneça. Sobretudo se houver uma promessa de conteúdo “exclusivo”. Estes pedidos são uma tática comum de phishing que pode levar ao roubo de identidade.
  • Saiba o que é verdadeiro e o que é falso com o software de proteção online. Um software de proteção online abrangente pode manter afastadas as fraudes de celebridades e outros golpes semelhantes. Em primeiro lugar, a nossa nova proteção antifraude da McAfee™ utiliza IA para detetar e avisá-lo de textos e links fraudulentos enviados para si, para que possa distinguir o que é real do que é falso. Em segundo lugar, a proteção Web está atenta a si enquanto pesquisa – identifica ligações maliciosas e até as bloqueia se clicar numa delas por acidente. Em conjunto, isto faz parte da proteção total do dispositivo, da identidade e da privacidade que obtém connosco.

Quer seja o Ryan, a J-Lo ou o Bad Bunny, mantenha-se seguro quando pesquisa

Os hackers e os golpistas adoram aproveitar-se das celebridades. Ao usarem grandes nomes como Ryan, J-Lo e Bad Bunny, enganam muitos fãs bem intencionados para que transfiram malware ou forneçam as suas informações pessoais.

Claro que isso não é razão para deixar de procurar essas celebridades. De modo algum. Continue a desfrutar dos seus programas, música e filmes, além de todas as notícias e mexericos que os rodeiam. Isso faz parte da diversão. Faça-o apenas com um olhar atento e com a proteção adequada. 

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais De Segurança da Internet

Back to top