O meu correio eletrónico foi pirateado! O que devo fazer?

Se descobrir que o seu correio eletrónico foi pirateado, a sua reação inicial é perguntar-se o que deve fazer.   A resposta: respire fundo e tome medidas imediatamente. Há cinco passos que podem ajudá-lo a prevenir ou minimizar quaisquer danos causados por uma conta comprometida.  Por que motivo os hackers atacam contas de correio eletrónico? Na realidade,a sua conta de correio eletrónico é um tesouro valioso. Há uma grande probabilidade de  conter anos de correspondência com amigos e familiares, juntamente com muitas mensagens de correio eletrónico de bancos, lojas online, médicos, fornecedores, contactos empresariais, e muito mais. Resumidamente, o seu correio eletrónico  contém uma enorme quantidade de informações pessoais num único local, o que torna a sua conta de correio eletrónico o prémio máximo para os hackers.   Vamos dar uma vista de olhos sobre como recuperar o controlo da sua conta de correio eletrónico, juntamente com algumas medidas que pode implementar para evitar que seja atacado.  

Não consegue iniciar sessão na sua conta de correio eletrónico: 

Esta é óbvia. Vai verificar as suas mensagens de correio eletrónico e descobre que a combinação do seu nome de utilizador e palavra-passe foi rejeitada. Tenta novamente, porque sabe que está a utilizar a palavra-passe correta, e mesmo assim não consegue. Um hacker pode ter obtido a sua palavra-passe, iniciado sessão e, em seguida, ter alterado a palavra-passe, bloqueando o seu acesso e obtendo o controlo da sua conta. 

Um dos seus contactos pergunta-lhe: “Esta mensagem de correio eletrónico foi mesmo enviada por si?” 

Os hackers frequentemente comprometem contas de correio eletrónico para distribuir malware em larga escala. Ao enviar mensagens de correio eletrónico de forma massiva a todos na sua lista de contactos pirateada, podem alcançar dezenas, ou até mesmo centenas, de outras pessoas com uma mensagem de correio eletrónico falsa que pode incluir um anexo infetado com malware. E, sem dúvida, algumas dessas mensagens de correio eletrónico podem parecer um pouco estranhas. Não parecem nada da pessoa que estão a tentar imitar, ao ponto de alguns dos seus contactos poderem perguntar se esta mensagem de correio eletrónico foi mesmo enviada por si.  Por outro lado, esta é uma boa razão para nunca abrir anexos que não estava à espera. Da mesma forma, se receber uma mensagem de correio eletrónico um pouco estranha de um amigo ou contacto comercial, informe-os. Poderá ser a primeira indicação de que o respetivo correio eletrónico foi comprometido. 

Desempenho do dispositivo lento e irregular: 

Um dispositivo lento pode ser, em geral, um sinal de malware. O malware normalmente consome muitos recursos e diminui o desempenho do sistema, o que pode fazer com que o seu dispositivo tenha um desempenho reduzido, se desligue e volte a ligar de repente, ou até mesmo aquecer o dispositivo. Em alguns casos, o malware está a recolher toques nas teclas do seu computador ou toques no seu telefone para obter informações como nomes de utilizador e palavras-passe para que um hacker possa assumir o controlo das contas associadas aos mesmos, como o seu correio eletrónico, e também das suas contas bancárias. Por isso são tão importantes as proteções antivírus e anti-malware que se mantêm atualizadas automaticamente para o proteger contra as ameaças mais recentes. 

O que devo fazer se o meu correio eletrónico for atacado? 

1) Altere as suas palavras-passe: 

Altere a palavra-passe da sua conta de correio eletrónico. Torne-a numa palavra-passe forte e única, não reutilize uma palavra-passe de outra conta. Em seguida, atualize as palavras-passe de outras contas se utilizar as mesmas palavras-passe ou palavras-passe semelhantes nessas contas. (Os hackers contam que as pessoas utilizem palavras-passe mais simples e idênticas nas respetivas contas e que reutilizem palavras-passe em geral.) Um gestor de palavras-passe que esteja incluído num software de proteção online abrangente pode fazer esse trabalho por si. 

2) Utilize o serviço de recuperação do seu fornecedor de correio eletrónico, se necessário: 

Caso não tenha acesso à sua conta e acha que o hacker alterou a palavra-passe, o seu fornecedor de correio eletrónico deve disponibilizar uma página Web dedicada à recuperação da sua conta em caso de perda ou roubo de uma palavra-passe. (Por exemplo, o Google disponibiliza esta página aos utilizadores do Gmail e dos seus outros serviços.) Este é um bom motivo para manter atualizadas as suas perguntas de segurança e informações de contacto alternativas no seu fornecedor, pois esta é a principal forma de recuperar o controlo da sua conta. 

3) Envie uma mensagem aos contactos no seu correio eletrónico:

Como mencionado acima, uma parte considerável da estratégia dos hackers é obterem acesso ao seu livro de endereços e distribuir malware para as outras pessoas. Envie uma mensagem a todos os contactos do seu correio eletrónico o mais rapidamente possível e informe-os de que o seu correio eletrónico foi comprometido. E se o tiver feito, informe-os que alterou a palavra-passe da sua conta para estar novamente protegida. Do mesmo modo, alerte-os de que não devem abrir quaisquer mensagens de correio eletrónico ou anexos enviados por si no período em que a sua conta esteve comprometida.  

4) Analise a existência de malware e vírus no seu dispositivo: 

Como também foi mencionado acima, há várias formas de um hacker obter informações sobre a sua conta de correio eletrónico: uma delas é a utilização de malware. Execute uma análise de vírus completa no seu dispositivo com um software de proteção online abrangente para garantir que o seu dispositivo está livre de malware. Configure a execução automática de uma análise periódica se ainda não o fez. Assim, ajuda a manter a limpeza a longo prazo. 

5) Verifique as suas outras contas:

 Por vezes, um ataque grave pode provocar outro. Se alguém tiver acesso ao seu correio eletrónico e a todas as mensagens que contém, poderá ter o que precisa para efetuar mais ataques. Dê uma vista de olhos às suas outras contas de serviços bancários, financeiros, redes sociais e outros serviços que utiliza e esteja atento a qualquer atividade invulgar. 

Panorama global: esteja atento à sua identidade 

Em termos gerais, a sua conta de correio eletrónico é uma das várias peças que compõem o panorama global da sua identidade online. Outras peças importantes incluem as suas contas bancárias online, contas de compras online, e muito mais. É inquestionável a importância de estar atento às mesmas.  Em seguida, verifique o seu relatório de crédito para detetar quaisquer sinais de atividade invulgar. O seu relatório de crédito é uma ferramenta poderosa para detetar roubo de identidade. E, em muitos casos, é gratuito. Nos EUA, a Lei da Informação de Crédito Justo (Fair Credit Reporting Act– FCRA) obriga as principais agências de crédito a disponibilizar-lhe uma verificação de crédito gratuita pelo menos uma vez a cada 12 meses. O Canadá disponibiliza este serviço, e o Reino Unido também disponibiliza a possibilidade de receber relatórios gratuitamente, tal como outros países. Verificar o seu relatório de crédito é uma ótima ideia, mesmo que não tenha suspeitas que exista um problema.  Para além de estar atento à sua identidade, também a pode proteger. A proteção de identidade online, tal como a nossa, pode fornecer monitorização permanente dos seus endereços de correio eletrónico e contas bancárias com um seguro de roubo de identidade de até 1 milhão de dólares se a sua identidade ficar comprometida. Além disso, pode alocar ao seu caso um profissional de recuperação de identidade no caso de necessitar de assistência na sequência de um ataque ou fuga de dados. Dar um passo como este pode, em primeiro lugar, ajudar a manter a sua conta de correio eletrónico mais segura contra ataques e também contra muitas outras ameaças. 

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

“Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.”

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais De

Back to top