Como proteger as suas contas das redes sociais

As redes sociais fazem parte da nossa estrutura social. Tanto assim é que quase 50% da população mundial utiliza as redes sociais de um modo ou outro. Com tudo o que partilha, as conversas e o envio de informações entre família e amigos, as redes sociais podem ser uma extensão digital distinta de nós próprios, e é importante saber como pode proteger as suas contas nas redes sociais contra hackers e ataques.

Para além do número de pessoas que estão nas redes sociais, também é preciso considerar o tempo que passamos nelas.  As pessoas em todo o mundo passam em média 145 minutos por dia nas redes sociais. Os números podem variar muito, os utilizadores nos EUA passam um pouco mais de duas horas por dia nas redes sociais e os utilizadores nas Filipinas passam quase quatro horas por dia. No entanto, é quase seguro que passamos uma boa parte do nosso dia a navegar e a ver os nossos feeds das redes sociais.

Como desfrutamos e dependemos das redes sociais, agora é um bom momento para prestar mais atenção às suas definições e hábitos para que obtenha o máximo com o mínimo incómodo e sem preocupações. Quer use o Facebook, Instagram, TikTok ou outra mídia, sugerimos várias coisas que pode fazer para ajudar a manter-se seguro nas redes sociais:

1. Defina palavras-passe fortes e únicas

As palavras-passe são o primeiro passo na sua proteção, com palavras-passe fortes e únicas em todas as suas contas como a primeira linha de defesa. No entanto, com todas as contas que utilizamos, gerir dezenas de palavras-passe fortes e exclusivas pode parecer uma tarefa árdua e, por conseguinte, ter a tentação de utilizar (e reutilizar) palavras-passe mais simples. Os hackers adoram isto porque uma palavra-passe pode ser a chave para várias contas. Em vez disso, experimente um gestor de palavras-passe que possa criar essas palavras-passe por si e também armazená-las em segurança. Um software de segurança abrangente inclui sempre um gestor de palavras-passe.

2. Mantenha a privacidade

As plataformas das redes sociais, como o Facebook, Instagram e outras, dão-lhe a opção de tornar o seu perfil e as suas publicações apenas visíveis para os seus amigos. Selecionar esta opção evita que toda a Internet veja o que está a fazer, a dizer e a publicar, o que pode ajudar a proteger a sua privacidade.

3. Diga “não” aos estranhos que lhe enviam pedidos de amizade

Considere os convites que recebe. Os desconhecidos podem ser mais do que apenas um estranho, podem ser uma conta falsa criada para recolher informações sobre os utilizadores para cibercrimes, ou podem ser uma conta criada para disseminar informações falsas. Também há muitas assim. De facto, apenas no terceiro trimestre de 2021, o Facebook tomou medidas contra 1,8 mil milhões de contas falsas. Rejeite esses pedidos.

4. Pense duas vezes antes de iniciar sessão –

Nada reflete melhor que “não há ninguém em casa neste momento” como a sua publicação de férias ou quando partilha a sua localização enquanto está fora da cidade. Na verdade, essas mensagens anunciam a sua localização a uma vasta audiência de seguidores (mesmo a uma audiência global, se não publicar em privado, como mencionámos acima). Considere partilhar as fotos e as histórias das suas aventuras depois de regressar.

5. A Internet é para sempre

É algo que se diz porque é verdade. Quer o seu perfil esteja definido para privado ou se estiver a usar uma aplicação com mensagens e publicações que se eliminam automaticamente (como o Snapchat), o que publicar pode de facto ser guardado e partilhado novamente. É tão simples como tirar uma captura de ecrã. Se não quer tornar algo público, para sempre ou não, simplesmente não o publique.

6. Atenção às fraudes de phishing

Estamos cada vez mais habituados aos avisos sobre as mensagens de correio eletrónico de phishing, no entanto, os ataques de phishing acontecem frequentemente nas redes sociais. E aplicam-se as mesmas regras. Não abra nenhuma ligação que receber de desconhecidos através de aplicações de mensagens instantâneas ou diretas. E mantenha as suas informações pessoais protegidas. Não divulgue o seu endereço de correio eletrónico, morada ou outras informações. Mesmo as chamadas publicações e Web sites de “questionários” podem ser estratagemas criados para roubar partes de informações pessoais que podem ser utilizadas para um ataque.

7. Esteja também atento a fraudes de todos os tipos

Infelizmente, as redes sociais também podem ser um lugar onde algumas pessoas tentam enganar outras. Esquemas de “enriquecer rápido”, fraudes amorosas e todo o tipo de impostores podem aparecer em publicações e mensagens diretas, geralmente criadas para roubar as suas informações pessoais, dinheiro, ou ambos. Este é um tema vasto e pode aprender muito mais sobre os questionários e outras fraudes de roubo de identidade que deve evitar nas redes sociais.

8. Reveja as suas etiquetas

Algumas plataformas, como o Facebook, permitem que os utilizadores revejam as publicações que incluem os seus nomes de perfil. Verifique as definições da sua conta e atribua-se o nível mais alto de controlo sobre como e onde as suas etiquetas são utilizadas por outros. Isto ajuda a mantê-lo informado sobre onde e como está a ser mencionado por outros.

9. Proteja-se a si e aos seus dispositivos

O software de segurança pode protegê-lo e evitar que clique em ligações maliciosas quando navega nas redes sociais ou impedir outras ameaças, como vírus, ransomware e ataques de phishing. Pode também protegê-lo e à sua privacidade, monitorizando o seu endereço de correio eletrónico, número da Segurança Social, contas bancárias, cartões de crédito e outras informações pessoais. Como o roubo de identidade é algo muito comum hoje em dia, um software de segurança é realmente imprescindível.

10. Verifique a sua Pontuação de proteção e veja o seu nível de segurança

 

Agora pode ver um número que indica o seu nível de segurança com a nossa Pontuação de proteção. É uma inovação no setor e funciona analisando a sua segurança global e classificando-a numa escala de 0 a 1000. A partir daí, indica os pontos fracos e orienta-o através dos passos para se proteger com orientação personalizada. Desta forma, está sempre informado da sua segurança, privacidade e identidade pessoal nas redes sociais e praticamente onde quer que navegue online.

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais de Privacidade e Proteção de identidade

Back to top