Dicas para a Cyber Monday – Frades em compras online Proteção

By on Nov 01, 2020

Cyber Monday está chegando – 10 dias para proteger você e sua família de fraudes em compras online

Você não é o único esperando as temporadas de promoções como a Black Friday e a Cyber Monday. Os hackers também estão. Enquanto as pessoas vão em bando às lojas grandes e pequenas na busca pelas melhores ofertas online, os hackers já têm suas fraudes preparadas.

Enquanto você procura as grandes ofertas, tem aqui formas de você e sua família ficarem longe de fraudes, de forma a garantir a segurança do seu dinheiro nesta temporada de compras:

1) Não abra anexos que venham nos e-mails de vendedores e transportadores

Uma das fraudes comuns que os hackers usam é a introdução de malware através de anexos de email, e durante a temporada de promoções, eles enviam malware mascarado de emails com ofertas e notificações de transporte. Vendedores e empresas de transportação não enviam ofertas, códigos promocionais e números de rastreamento nos anexos. Eles sempre apresentam estes itens no corpo do e-mail.

2) Revise cuidadosamente links e endereços de e-mail

Uma das jogadas clássicas de um fraudador é “typosquat” endereços de email e URLs que se parecem muito com os endereços legítimos das empresas e dos vendedores legítimos. Eles aparecem normalmente em emails de phishing e, em vez de te levarem a uma grande compra, irão te levar a sites fraudulentos que sacam suas credenciais de login, informação de pagamento e, inclusive, o seu dinheiro se você tentar fazer uma compra através deles.

3) Fique atento a ofertas e sites de imitação

Um dos truques de fraudes que também usa a tática de “typosquatting” é a configuração de sites que parecem ser propriedade de um vendedor ou marca confiável, mas não são. Estes sites podem promover ofertas especiais, ótimos negócios em um artigo fantástico da temporada ou qualquer outro, mas são apenas uma forma para os criminosos cibernéticos roubarem a sua informação pessoal e financeira. A forma comum de promoção destes sites é nas mídias sociais, através de emails e outras plataformas de mensagens. Desconfie de todos os links que recebe. É melhor ir diretamente ao site e ver a oferta lá.

4) Use proteção enquanto compra

O uso de uma suíte de software de segurança completa oferece camadas de proteção extra quando você está comprando, como a proteção do navegador da web que bloqueará links maliciosos e suspeitos, que poderiam te levar a ficar com malware ou a sofrer uma fraude financeira.

5) Diversifique e proteja suas senhas

O uso dos mesmos conjuntos de senhas só vai ajudar os hackers. Se hackearem uma conta, podem hackear as outras, só porque a mesma senha é usada para várias coisas. Use um gerenciador de senhas capaz de criar senhas fortes e salvá-las em segurança também. Esse gerenciador irá poupá-lo de problemas e mantê-lo em segurança no processo.

6) Use a autenticação de dois fatores em suas contas

A autenticação de dois fatores é uma camada extra de defesa além do seu nome de usuário e senha. Agrega no uso de um código de uso único especial para acessar sua conta, normalmente enviado para você por e-mail ou para o seu telefone por mensagem ou chamada. Em suma, ele combina algo que você conhece, como a sua senha, com algo que você tem, como o seu celular. Em conjunto, isso dificulta a invasão de sua conta por golpistas. Se qualquer de suas contas suportar a autenticação de dois fatores, faça-o.

7) Use um VPN se estiver comprando através de uma rede Wi-Fi pública

A rede Wi-Fi pública em cafés e outros locais públicos podem expor sua navegação privada a olhos indesejados, já que essas redes estão abertas a todos. O uso de uma rede privada virtual (VPN) encripta sua navegação, suas compras e outro tráfego na Internet, tornando-os seguros contra tentativas de intercepção de seus dados na rede Wi-Fi pública e contra a captura de informações, como suas senhas e números de cartões de crédito.

8) Use um cartão de crédito em vez do cartão de débito

Especificamente para os E.U.A, o Ato Justo de Cobrança de Crédito oferece proteção pública contra taxas fraudulentas em cartões de crédito, em que os cidadãos podem disputar taxas acima dos 50 dólares por bens e serviços que nunca foram entregues ou foram incorretamente faturados. Várias empresas de cartões de crédito têm suas próprias políticas que também melhoraram o Ato Justo de Cobrança de Crédito. No entanto, os cartões de débito não estão sob a mesma proteção do Ato. Evite usá-los enquanto faz compras online e use o cartão de crédito em vez deles.

9) Considere ter um cartão de crédito virtual

Outra alternativa é configurar um cartão de crédito virtual, que é um proxy para o seu cartão de crédito real. Com cada compra que faz, esse proxy muda, o que dificulta muito mais a atuação dos hackers. Irá querer pesquisar cartões de crédito virtuais, já que existem desvantagens que vêm junto das vantagens, como no caso de devoluções, em que o vendedor irá querer usar o mesmo proxy para reembolsar a compra.

10) Fique atento aos relatórios do seu cartão

Com todas as senhas e contas que mantemos, isso é importante. A verificação do seu crédito irá mostrar inconsistências ou instâncias de fraude. A partir daqui, pode realizar os passos para destacar erros ou taxas mal cobradas que encontre.

Faça compras feliz! (Não desista diante do estresse e da escassez.)

Um aspeto do crime cibernético que merece uma boa parte de sua atenção é o elemento humano. Os golpistas brincaram sempre com nossos sentimentos, nossos medos, e ainda confundiram nosso senso de confiança. Não é diferente no mundo online, particularmente nas temporadas festivas. Sabemos que pode ser um momento estressante e que, por vezes, cedemos à pressão de encontrar aquele presente difícil de ter que está em alta nesse ano. Os golpistas também sabem, e elaboram os seus ataques em volta deles.

Por isso, enquanto estiver fazendo compras online este ano, respire fundo antes de começar. Verifique muito bem essas ofertas que parecem muito boas para ser verdade. Pode ser alguém esperando para dar o golpe, e ser muito bom para ser verdade, no final das contas.

Mantenha-se atualizado

Para se manter atualizado sobre tudo o que acontece na McAfee e para mais recursos sobre como ficar seguro em casa, siga @McAfee_Home no Twitter, ouça nosso podcast Hackable?, e curta-nos no Facebook.

 

About the Author

Baker Nanduru

Baker Nanduru currently serves as VP of Endpoint Segment at McAfee. He is a seasoned product leader and entrepreneur with extensive experience in consumer and small business market-leading companies like Symantec, GoDaddy, and several startups. A proud Cal-Berkeley alum, he is passionate about enriching consumer lives with product and business model innovation. He is an ...

Read more posts from Baker Nanduru

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs