Qual o nível de segurança das conferência por vídeo?

By on Apr 26, 2020

Qual o nível de segurança das conferência por vídeo?

Como milhões de pessoas em todo o mundo praticam o distanciamento social e trabalham em seus escritórios a partir de casa, a videoconferência rapidamente se tornou o mais novo meio de comunicação. Seja participando de reuniões regulares de trabalho, um happy hour virtual com amigos ou conversando com familiares de todo o mundo, a videoconferência é uma alternativa conveniente para muitas das atividades que não podemos mais realizar na vida real. Mas, com a rápida adoção de ferramentas e aplicativos de videoconferência, a segurança está caindo no esquecimento?

Evite colisões virtuais

Uma vulnerabilidade de segurança que ganhou recentemente as manchetes foi a capacidade de participantes não convidados invadirem as reuniões virtuais dos usuários. Como? De acordo com a Forbes, muitos usuários postaram seus links de convite para reuniões em sites de mídia social como o Twitter. Um invasor pode simplesmente clicar em um desses links e interromper uma  teleconferência ou reunião importante com conteúdo inapropriado.

Certifique-se de que os dados fiquem nas mãos certas

As ferramentas de conferência online permitem que os usuários realizem reuniões virtuais e compartilhem arquivos via bate-papo. Mas de acordo com a Security Boulevard, comunicar informações comerciais confidenciais de forma rápida e privada pode ser um desafio com essas ferramentas. Por exemplo, os usuários nem sempre estão disponíveis imediatamente, mesmo quando trabalham de casa. De fato, muitos pais estão simultaneamente se duplicando como pais e professores que trabalham com o recente fechamento de escolas e prestadores de cuidados infantis. Se um usuário precisar compartilhar informações privadas com um colega de trabalho, mas não conseguir se conectar por vídeo ou telefone, poderá voltar a usar uma plataforma de mensagens que não possui criptografia de ponta a ponta, o recurso que impede que destinatários de terceiros vejam mensagens privadas. Isso pode levar a vazamentos ou compartilhamento não intencional de dados confidenciais, sejam eles pessoais ou corporativos. Além disso, a falta de uso de uma plataforma de mensagens segura pode oferecer a um hacker a oportunidade de roubar os dados ou invadir o dispositivo de uma vítima. Dependendo da gravidade desse tipo de violação, a vítima pode estar sob risco de roubo de identidade.

Presta atenção às Políticas de privacidade

Com a recente onda de novos usuários de videoconferência, as políticas de privacidade foram colocadas sob um microscópio. De acordo com a WIRED, algumas ferramentas de conferência online tiveram que atualizar suas políticas para refletir a coleta de informações do usuário e o conteúdo da reunião usado para publicidade ou outras formas de marketing. Outra preocupação com a privacidade foi revelada pelo recurso de monitoramento de atenção de uma ferramenta de videoconferência. Isso alerta o host da reunião virtual quando um participante não mantém a janela da reunião em seu dispositivo por 30 segundos, resultando em usuários que sentem que sua privacidade foi comprometida.

Como manter conferências por vídeo em segurança

À medida que os usuários se acostumam a trabalhar de casa, as ferramentas de videoconferência continuarão a se tornar um caminho necessário para a comunicação virtual. Mas como os usuários podem fazer isso ao mesmo tempo que colocam a segurança online em primeiro lugar? Siga estas dicas para ajudar a garantir que suas reuniões virtuais permaneçam protegidas:

Faça sua pesquisa

Há diversas ferramentas de conferência por vídeo disponíveis na Internet. Antes de baixar a primeira ferramenta que aparecer, faça sua pesquisa e verifique possíveis vulnerabilidades de segurança. A ferramenta de videoconferência que você está considerando utiliza criptografia de ponta a ponta? Isso garante que apenas os participantes da reunião possam descriptografar o conteúdo seguro da reunião. Além disso, leia as políticas de privacidade listadas pelos programas de videoconferência para encontrar a mais segura e adequada às suas necessidades.

Proteja suas reuniões com senha

Para garantir que apenas os participantes convidados possam acessar sua reunião, certifique-se de que estão protegidas por senha.. Para obter segurança máxima, ative as senhas para novas reuniões, reuniões instantâneas, reuniões pessoais e pessoas que participam por telefone.

Impeça que os usuários assumam o controle da tela

Para impedir que os usuários (sejam eles bem-vindos ou indesejados) assumam o controle da tela durante a videoconferência, selecione a opção para impedir todos, exceto o host (você), de realizar o compartilhamento de tela.

Ative as atualizações automáticas

Ao ativar as atualizações automáticas, você garante o uso de todos as correções e aprimoramentos de segurança mais recentes para sua ferramenta de videoconferência, assim que estiverem disponíveis.

Mantenha-se atualizado

Para se manter atualizado sobre a McAfee e conhecer as ameaças mais recentes para consumidores e segurança móvel, siga @McAfee_Home no Twitter, ouça nosso podcast Hackable? e nos “curta” no Facebook.

 

About the Author

Judith Bitterli

Judith Bitterli currently serves as Vice President of Consumer Marketing at McAfee. She is a passionate advocate for online security, family safety and safeguarding our digital experiences. She has been in the security space for eight years and technology for over thirty years. She brings to her work a fundamental belief that online security is ...

Read more posts from Judith Bitterli

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs