Como os hackers invadem telefones e como posso evitar isso?

By on Apr 01, 2020

A ameaça de ter seu telefone hackeado se tornou um medo comum e racional. A dura verdade é que agora é possível hackear qualquer telefone. Com o avanço da tecnologia, onde a descoberta de conhecimento e informações avança a compreensão da tecnologia, os hackers são capazes de hackear até mesmo alguns dos softwares de telefone mais sofisticados. Mas como?

Hackeando o software

Você sabia que existe hackeamento de softwares para Android e outros dispositivos móveis? E você sabia que existem inúmeras opções de software gratuitos de hacking online? Software de hackeamento é um método usado por hackers para obter informações de um telefone. Confira nosso Relatório de Ameaças Móveis de 2020 para obter mais detalhes.

Os hackers sérios podem comprar software de hackeamento em qualquer lugar, como um aplicativo espião para telefones, que deve ser instalado no telefone alvo. Nem todos os hackers precisam lidar fisicamente com um telefone para instalar o software de hackeamento, mas em alguns casos isso é necessário.

Keylogging é uma abordagem que envolve o download de um aplicativo de spyware para atacar o telefone e obter os dados do telefone antes de serem criptografados. Este tipo de software pode ser utilizado acessando o telefone fisicamente.

Cavalo de Troia é um tipo de malware que pode ser escondido em seu telefone para extrair dados importantes, como detalhes de conta de cartão de crédito ou informações pessoais. Para instalar o malware cavalo de Troia, os hackers usam técnicas como phishing para direcioná-lo a uma armadilha.

Phishing

Phishing é um método usado por hackers em que eles se fazem passar por uma empresa ou indivíduo de confiança para obter dados confidenciais. Os hackers usam esse método enviando códigos, imagens e mensagens com aparência oficial, mais comumente encontrados em e-mails e mensagens de texto. Quando você clica neste conteúdo malicioso, os URLs podem hackear o seu telefone porque o link foi infectado com um vírus ou software de hackeamento que pode obter suas informações pessoais.

Hackeamento usando um número de telefone

Para poder hackear usando apenas um número de telefone, você deve conhecer e compreender os aspectos técnicos do hackeamento de telefones. Sinalização SS7 é o sistema usado para conectar redes de telefonia celular entre si, mas para usar este sistema como um método de hackear telefones, é necessário ter acesso a ele. A gravação de chamadas, o encaminhamento de chamadas, a leitura de mensagens e a localização de um determinado dispositivo podem ser feitas com acesso ao sistema SS7. No entanto, devido ao nível de dificuldade, é improvável que uma pessoa comum seja capaz de hackear um telefone dessa maneira.

Hackeamento de cartão SIM

Em agosto de 2019, o CEO do Twitter teve seu cartão SIM hackeado por troca de cartão SIM usando o método de phishing. A troca do cartão SIM é realizada quando o hacker entra em contato com a operadora do telefone, finge ser você e solicita a substituição do cartão SIM. Quando o provedor envia o novo SIM para o hacker, o cartão SIM antigo será desativado e seu número de telefone será roubado. Isso significa que o hacker assumiu o controle de suas ligações, mensagens etc. Este método de hackeamento é relativamente fácil se o hacker conseguir convencer o provedor de que é você. Manter o sigilo de seus detalhes pessoais é importante para garantir que os hackers não possam se passar por você.

AdaptiveMobile Security descobriu uma nova maneira usada por hackers para invadir telefones usando o cartão SIM – um método que eles chamam Simjacker. Essa forma de hackear é mais complexa do que o phishing, pois tem como alvo um cartão SIM, enviando um sinal ao dispositivo alvo. Se a mensagem for aberta e clicada, os hackers podem espionar o dispositivo invadido e até mesmo descobrir a localização do dispositivo.

Hackeamento de Bluetooth

Hackers profissionais podem usar produtos de software especiais para pesquisar dispositivos móveis vulneráveis com uma conexão Bluetooth operacional. Esses tipos de hackeamento são feitos quando um hacker está próximo ao seu telefone, geralmente em uma área populosa. Quando os hackers estão conectados ao seu Bluetooth, eles têm acesso a todas as informações disponíveis e à conexão com a Internet para acessar a Web, mas os dados devem ser baixados enquanto o telefone está próximo.

Evite se tornar uma vítima de invasão de telefone

Há muitas maneiras diferentes de um hacker entrar em seu telefone e roubar informações pessoais e importantes. Veja aqui algumas dicas para garantir que você não se torne uma vítima de invasão de telefone:

1. Mantenha seu telefone em sua posse

A maneira mais fácil de um hacker roubar as informações do seu telefone é obter acesso a elas – portanto, é sempre importante manter o seu telefone em sua posse. Se você se afastou do telefone perto de um grupo de estranhos e está preocupado com uma possível invasão, verifique suas configurações e procure por aplicativos estranhos.

2. Criptografe seu dispositivo

Criptografar seu telefone celular pode evitar que você seja hackeado e pode proteger suas chamadas, mensagens e informações importantes. Para verificar se um dispositivo está criptografado: os usuários do iPhone devem acessar Touch ID e senha, rolar até a parte inferior e ativar a Proteção de dados. Os usuários do Android têm criptografia automática, dependendo do tipo de telefone.

3. Bloqueio de cartão SIM

Colocar uma senha em seu cartão SIM pode protegê-lo de ser hackeado. A configuração desse código pode ser feita em um iPhone em Ajustes > Celular > PIN do SIM. Digite seu PIN existente para habilitar o bloqueio. Os usuários do Android podem abrir Configurações > Tela de bloqueio e segurança > Outras configurações de segurança > Configurar bloqueio do cartão SIM. Aqui você pode habilitar a opção de bloquear seu cartão SIM.

4.Desligue Wi-Fi e Bluetooth

Hackers podem se conectar ao seu telefone usando Wi-Fi ou Bluetooth com facilidade, portanto desative-os quando não forem necessários, já que não há nenhum aviso quando você é atacado por um hacker. Se você teme ser hackeado em um espaço público, desligar o telefone pode impedir que um hacker invada seu dispositivo, o que é um método preventivo bem eficaz.

5. Use proteção de segurança

A proteção do seu dispositivo contra spyware pode ser feita de forma simples e gratuita através de um aplicativo de segurança móvel em um iPhone e Android para ajudar a proteger telefones celulares de hackers.McAfee Total Protection  – ajuda a proteger contra ameaças cibernéticas e inclui o McAfee WebAdvisor – para ajudar a identificar sites maliciosos com que você deve tomar cuidado.

Mantenha-se protegido

Entender como hackers operam pode ajudá-lo a manter-se protegido em sua vida cotidiana. Saiba como estar preparado para ser hackeado, para quando isso acontecer você saiba como lidar com isso.

About the Author

McAfee

McAfee is the device-to-cloud cybersecurity company. Inspired by the power of working together, McAfee creates business and consumer solutions that make our world a safer place. Take a look at our latest blogs.

Read more posts from McAfee

Categories: Português

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs