Atualização do TikTok: Desafios virais perigosos e restrições de idade

By on Feb 26, 2021

Atualização do TikTok: Desafios virais perigosos e restrições de idade

É popular. É animada. É criativa. É divertida. Mas também pode ser arriscada.

Todas essas palavras descrevem igualmente o TikTok, a rede social extremamente popular que permite que os adolescentes criem e compartilhem vídeos e encontrem conexões fundamentais em tempos de isolamento social. Então, o que torna o TikTok incrível e potencialmente arriscado ao mesmo tempo? Não é o aplicativo em si, mas sim a forma como algumas crianças optam por usá-lo.

Vários desses comportamentos de risco que chegaram às manchetes recentemente incluem o famoso tópico dos desafios virais. Qual é o risco secundário? A prática comum que os usuários menores de idade desenvolveram de contornar as restrições de idade do TikTok, o que pode colocá-los em perigo. Em 2020, o TikTok identificou que mais de um terço de seus 49 milhões de usuários diários nos Estados Unidos tinha 14 anos ou menos.

Um webinar recente hospedado por Cyberwise, com Rick Andreoli, editor-chefe da Parentologia, e Pamela Rutledge, diretora do Media Psychology Research Center, destacou os riscos de alguns dos desafios mais recentes. (Ouça à discussão completa aqui) Aqui estão apenas alguns dos muitos desafios que os pais devem conhecer.

Desafios populares no TikTok

O desafio do apagão. A atenção que este desafio está chamando no TikTok é nova, mas ele já é bem conhecido no mundo dos desafios on-line. O desafio é que os próprios usuários cortem a respiração ao vivo até chegarem ao ponto de perderem a consciência. Infelizmente, esse desafio teve há pouco tempo consequências mortais para um usuário do TikTok de apenas 10 anos, de acordo com os relatórios da Newsweek. O incidente gerou protestos para que a plataforma proibisse usuários com idades não confirmadas.

Desafio da silhueta sexy. Este desafio está aumentando e consiste em que usuários do TikTok postem vídeos de si mesmos usando um filtro do Snapchat que delineia a forma do corpo com um efeito sedutor de silhueta.

Qual é o grande problema? Desde que esse desafio começou, surgiram vídeos de instruções, mostrando às pessoas como remover o filtro da imagem para expor o autor.

Desafio quebra-crânio/rasteira. Os usuários do TikTok levam esse desafio a cabo de várias maneiras, mas uma das mais comuns inclui três amigos lado a lado. Quando o vídeo começa, todos pulam ou dançam conforme o planejado, duas das três crianças derrubam a terceira criança com rasteiras nas pernas dela, fazendo com que ela caia de frente ou de costas no chão. Esse desafio popular resultou em várias emergências médicas.

O desafio da tomada ou da moeda. Os bombeiros emitiram advertências públicas sobre esse desafio, que consiste em deslizar uma moeda em um carregador de telefone ou cabo parcialmente conectado à tomada. Qual é o objetivo? Ver quem pode gravar e postar as maiores faíscas ou até mesmo chamas.

Desafio do coronavírus. Aqui está um desafio que felizmente não ganhou muita força antes de ser banido pelo TikTok. Ele foi criado por vários “influenciadores” e incentivou usuários do TikTok a postarem vídeos “desafiando” o coronavírus lambendo objetos públicos, como banheiros e itens de mercearia.

Conceitos básicos sobre segurança no TikTok  

  • Supervisione os aplicativos, adicione controles dos pais. O TikTok aconselha os pais a “supervisionar o uso que seus filhos fazem da Internet, incluindo quaisquer aplicativos que eles possam baixar. . . a experiência completa do TikTok é para usuários com 13 anos ou mais. . . use os controles dos pais simplesmente para bloquear nossos aplicativos do telefone do seu filho.” (Estamos completamente de acordo, TikTok!)
  • Respeite as restrições de idade do TikTok; explore as opções. As crianças podem ver as restrições de idade como sendo apenas mais uma regra boba que os impede de se divertir. É aqui que você pode falar com elas dos perigos reais que foram relatados e por que existe a restrição de idade. Além disso, explore outras opções de conexão no TikTok projetadas para preparar os usuários mais jovens. Por exemplo, o TikTok tem uma seção “menores de 13 anos” do aplicativo que restringe o acesso a conteúdo adulto. Outra opção é abrir uma conta no TikTok de propriedade dos pais e do filho usando o novo Modo de Segurança Familiar. Isso permitirá que você ensine uma criança mais nova a usar o aplicativo com segurança. E fale com ela das zonas possivelmente perigosas.
  • Ajuste as configurações. Obrigue seu filho a manter a conta privada (pense duas vezes antes de torná-la pública). Para tornar uma conta privada, altere as Configurações de comentários, duetos, reações e mensagens para “amigos” em vez de “todos”.
  • Abra uma conta no TikTok. Para obter uma melhor compreensão da cultura TikTok, abra sua própria conta e dê uma olhada. Conte ao seu filho que você tem uma conta, mas pare de segui-lo ou de comentar, este é o espaço dele. Uma conta pessoal permite que você monitore o conteúdo de vídeo, grupos de amigos e comentários, geralmente onde o cyberbullying ou outros sinais de problemas tendem a aparecer. Isso lhe dará a compreensão, o contexto e os detalhes de que você precisa para conversar com seu filho, se necessário. Lembre-os regularmente de onde denunciar quaisquer problemas.

Um lembrete final para os pais: Não confie no fato de que seu filho não vai tentar fazer besteira on-line. Crianças inteligentes também fazem escolhas imprudentes. É muito fácil que elas sejam estimuladas a isso em um ambiente onde influenciadores, gostos e comentários de colegas podem deturpar o perigo. É fácil esquecer que, durante a adolescência, a razão e a identidade em evolução estão em constante conflito, o que significa que a emoção pode de repente tomar as rédeas da lógica. Para os pais, isso significa que ao se envolverem no mundo digital do seu filho, eles têm a chance de influenciá-lo e orientá-lo quando ele mais precisar.

Mantenha-se atualizado

Para se manter atualizado sobre todos os produtos da McAfee e ficar antenado sobre as mais recentes ameaças à segurança do consumidor e dos dispositivos móveis, siga @McAfee_Home  no Twitter, assine nossa lista de e-mails, ouça nosso podcast Hackable? e curta nossa página no Facebook.

 

 

 

About the Author

Toni Birdsong

Toni Birdsong began her career as a reporter in Los Angeles and later became a writer for Walt Disney Imagineering. Her passion for digital safety started 10 years ago as a way to gain the survival skills she needed to parent her own connected teenagers. Her goal with each post is to give busy parents ...

Read more posts from Toni Birdsong

Categories: Português
Tags: ,

Similar Blogs

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs