Como proteger sua privacidade de aplicativos de rastreamento

By on Jul 02, 2020

Aplicativos: como seria a vida sem eles? Imagine abrir uma nova guia do navegador toda vez que quiser verificar seu e-mail, acessar fotos, conectar-se com amigos nas redes sociais ou até mesmo pagar suas contas online.

Os aplicativos aprimoraram muito a maneira como os consumidores interagem e concluem tarefas em seus dispositivos móveis. Mas o que muitos consumidores não percebem é que eles são rastreados por muitos dos aplicativos que eles conhecem e usam diariamente. O rastreamento pode ser feito por uma variedade de plataformas, no entanto, um tipo em particular trouxe esse problema ainda mais para o primeiro plano: aplicativos de rastreamento de contatos, que podem ajudar a desacelerar a disseminação da COVID-19.

O que são aplicativos de rastreamento de contatos?

De acordo com MIT Technology Review, os tecnólogos têm trabalhado para construir aplicativos e sistemas de rastreamento de contatos para identificar e notificar aqueles que entraram em contato com um portador do vírus. Gigantes da tecnologia e autoridades de saúde pública em todo o mundo se inscreveram rapidamente para construir as interfaces de programação de aplicativos (APIs) e os aplicativos necessários para suportar a escala deste projeto. No entanto, muitos usuários duvidam porque sabem muito pouco sobre esses aplicativos, quais dados são coletados e com quem esses dados são compartilhados.

O sucesso desses aplicativos de rastreamento de contatos depende da participação do usuário. No entanto, para que esses aplicativos tenham um impacto real, os desenvolvedores devem superar os riscos potenciais de privacidade e segurança para garantir aos indivíduos que seus dados serão usados apenas para combater a propagação do vírus.

O impacto da tecnologia de rastreamento de contato

De acordo com Segurança de TI em saúde, a American Civil Liberties Union e a Electronic Frontier Foundation publicaram relatórios que descrevem os potenciais riscos de privacidade e segurança que os desenvolvedores devem considerar ao criar APIs e redigir políticas de privacidade. Alguns desses riscos incluem rastreamento por geolocalização ou rastreamento da localização de um dispositivo em tempo real.

Depois, devemos considerar o comportamento do usuário. Alguns indivíduos podem não compreender a extensão das informações que compartilham com um aplicativo, enquanto outros ficam inquietos com a ideia de que o governo – ou um hacker – poderia acessar facilmente o seu paradeiro. Além do mais, os usuários estão preocupados com o fato de a coleta de dados não terminar após a pandemia e que as autoridades irão usá-la no futuro para realizar vigilância pública injustificada.

Embora as preocupações com a privacidade em relação aos aplicativos de rastreamento de contatos sejam genuínas, também é importante considerar como essa tecnologia pode beneficiar muito a saúde pública. Embora a proteção de privacidade instilada em alguns aplicativos ainda seja um trabalho em andamento, algumas tecnologias conseguiram contatar rastreados sem colocar a privacidade dos usuários em risco. Por exemplo, o aplicativo TraceTogether de Cingapura apenas coleta e reúne dados no ponto em que alguém 1) é confirmado como tendo COVID-19 e 2) consente com a extração desses dados. A partir daí, os dados são anônimos, criptografados e não revelam a identidade do usuário infectado ou da pessoa que pode ter entrado em contato com ele. Além do mais, os dados são excluídos automaticamente após 21 dias. Ao empregar uma abordagem cuidadosa para o rastreamento de contatos, avanços positivos podem ser feitos no sentido de interromper a propagação do vírus sem arriscar a privacidade do usuário.

Como se manter seguro

Como consumidor que vive em um mundo repleto de incertezas, você pode tomar medidas para ajudar a proteger sua vida digital. Quando se trata do surgimento da tecnologia de rastreamento de contato e outros aplicativos que você pode usar, aqui estão algumas dicas a serem consideradas para ajudar a proteger suas informações privadas.

Entenda e leia os termos

Como essa tecnologia é relativamente nova, há muito a ser considerado se você estiver pensando em baixar um aplicativo de rastreamento de contatos. Os consumidores podem proteger sua privacidade lendo a Política de Privacidade e os Termos de Serviço para que possam saber exatamente com o que estão lidando.

Atualize suas configurações

Se você está preocupado com o fato de um aplicativo ter permissão para acessar sua localização, suas fotos ou outros dados, verifique suas configurações para ver quais aplicativos têm acesso a essas informações. Altere as permissões excluindo o aplicativo ou alterando as configurações do dispositivo.

Considere outras opções

Se você não se sentir confortável para baixar um aplicativo de rastreamento de contatos em seu dispositivo, mas gostaria de ser informado sobre a propagação do vírus, visite o Site do CDC para casos da COVID-19, que pode ser datelhado por estado e município.

About the Author

McAfee

McAfee is the device-to-cloud cybersecurity company. Inspired by the power of working together, McAfee creates business and consumer solutions that make our world a safer place. Take a look at our latest blogs.

Read more posts from McAfee

Similar Blogs

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs