Milhões de pessoas afetadas por malware no leitor de código de barras do Android

By on Feb 09, 2021

Ninguém mais vai lugar nenhum sem o celular. É um utilitário que nos ajuda a navegar em nossa vida diária: rotas, horários, compras, descontos, serviços bancários e assim por diante. E, como a dependência que temos de nosso smartphone continua crescendo, não é de admirar que os hackers tenham percebido. Desta vez, trata-se de outro caso de um aplicativo que não funciona bem.

Um inocente scanner se transforma em um superdistribuidor de malwares

Com mais de 10 milhões de downloads, o aplicativo Barcode Scanner oferecia aos usuários um leitor básico de código QR e gerador de código de barras, útil na hora de fazer compras e resgatar descontos. Depois, provavelmente em uma atualização recente, o aplicativo começou a apresentar malwares que abriam anúncios no telefone dos usuários, com a origem do malware sendo apontada para o Barcode Scanner do Android. Embora o Barcode Scanner fosse anteriormente inofensivo, acredita-se que um hacker inseriu um código malicioso no aplicativo antes da atualização mais recente, infectando os dispositivos Android com malwares. Depois de instalado, o malware sequestra seus navegadores padrão e redireciona você para anúncios aleatórios.

Trata-se de um caso típico de malvertising (ou publicidade maliciosa, no termo em inglês), no qual os fraudadores enviam anúncios gráficos ou de texto infectados para redes de publicidade legítimas, que muitas vezes não conseguem distinguir os anúncios infectados dos confiáveis. Disfarçados de pop-ups comuns, esses anúncios maliciosos enviam atualizações falsas do navegador, utilitários gratuitos ou programas antivírus na esperança de que os usuários desavisados cliquem neles. Dependendo do tipo de programa que os anúncios maliciosos conseguem baixar, os hackers podem roubar seus dados, criptografar ou excluir suas informações ou sequestrar as funções do computador, como é o caso do malware do Barcode Scanner.

Embora o Google tenha retirado o Barcode Scanner de sua loja, ele não foi excluído dos dispositivos infectados. Então, se você tem o aplicativo no seu telefone, é hora de desinstalá-lo manualmente, o mais rápido possível.

Como se manter protegido

Todos nós precisamos refletir sobre o estado de nossa saúde digital, especialmente porque os hackers continuam nos atacando através do dispositivo que mais usamos: o celular. Para ajudar a proteger seus dados, sua família e seus amigos, confira estas táticas de segurança para afastar as ameaças dos dispositivos móveis:

1. Faça sua pesquisa

Embora alguns aplicativos maliciosos passem pelo processo de triagem da loja de aplicativos, a maioria dos downloads de ataques parece originar-se das redes sociais, dos anúncios falsos e de outras fontes não oficiais de aplicativos. Antes de baixar um aplicativo no seu dispositivo, faça uma pesquisa rápida sobre a origem e o desenvolvedor.

2. Leia as avaliações dos aplicativos com um olhar crítico

Avaliações e classificações ainda são um bom método de determinar se um aplicativo é legítimo. No entanto, fique atento às avaliações que reutilizam frases repetitivas ou diretas, pois isso pode ser um sinal de uma avaliação fraudulenta.

3. Atualize, atualize, atualize

Os desenvolvedores estão trabalhando ativamente para identificar e resolver os problemas de segurança. Atualize seus sistemas operacionais e aplicativos com frequência, para que tenham as correções e proteções de segurança mais recentes.

4. Proteja seus dispositivos com softwares de segurança

As soluções holísticas de segurança em todos os dispositivos continuam sendo uma forte medida defensiva para proteger os dados e a privacidade contra ameaças online como os malwares.

Fique atualizado

Para se manter atualizado sobre todos os produtos da McAfee e ficar antenado sobre as mais recentes ameaças à segurança do consumidor e dos dispositivos móveis, siga @McAfee_Home  no Twitter, assine nossa lista de e-mails, ouça nosso podcast Hackable? e curta nossa página no Facebook.

 

 

 

About the Author

Pravat Lall

Pravat leads a global Product organization responsible for the strategy, execution, and portfolio of consumer security products and services. An executive and software professional with more than 27 years of experience, Pravat’s expertise spans driving business growth and customer success, innovation, product and architecture for systems tools, and cybersecurity solutions. Pravat is passionate about comprehensive ...

Read more posts from Pravat Lall

Similar Blogs

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs