Meu e-mail foi hackeado! O que devo fazer agora?

By on May 19, 2020

Sinais de que seu e-mail foi hackeado

Com o movimento #fiqueemcasa, a comunicação por e-mail pessoal disparou. Esse aumento permitiu que hackers engenhosos entrassem de penetra, instalando vírus por meio de anexos, além de outras técnicas comuns.

Você sabe que hackearam você quando…

Seus contatos estão recebendo mensagens não enviadas por você

Mensagens que parecem vindas do seu e-mail, enviadas a amigos ou contatos profissionais, servem de alerta para algum problema grave no seu computador. Os amigos podem se sentir confortáveis para informar você desses e-mails, mas contatos ou colegas profissionais talvez não se sintam assim. Os hackers podem instalar malwares nos computadores deles por meio de anexos de e-mail, e o invasor pode encontrar alguma senha com pouquíssimo esforço.

Sua senha on-line para de funcionar

Como visitante regular dos seus sites favoritos, você sabe a senha que cada um pede. Embora você possa errar a digitação sem querer, as chances de isso acontecer duas vezes são muito pequenas. Como você sabe que a senha parece não estar funcionando, pense na possibilidade de que alguém invadiu seu e-mail.

Uma vez dentro de seu computador, os hackers têm praticamente território livre para procurar suas senhas. Muitas pessoas criam uma lista de senhas por conveniência, mas essa lista pode beneficiar muito um hacker caso este a encontre.

Desempenho lento e irregular do computador

Se seu computador apresenta comportamento imprevisível, ele pode estar infectado por vírus. A lentidão, em vez da resposta rápida costumeira, é sinal de que você tem um problema. O spyware, um tipo malicioso de software, pode rastrear sua atividade on-line, adulterar seus arquivos e até roubar suas informações privadas.

Considerando o peso que o spyware pode ter em seu sistema, é compreensível o motivo da baixa velocidade. Talvez você não tenha percebido nada errado ao baixar a imagem de algum site ou clicar no anexo de algum e-mail, mas é possível que um vírus tenha vindo junto. Enquanto o vírus não for removido, você pode sentir que alguém está observando você, e está mesmo.

Tomando cuidado com o ransomware

Uma forma especialmente traiçoeira de software malicioso faz você pagar pelo privilégio de controlar seu próprio computador. Um ransomware pode entrar em seu sistema por meio de e-mails, e você permite a entrada dele clicando em um anexo chamativo de algum remetente desconhecido. Ransomwares podem bloquear seus arquivos e torná-los inacessíveis. Os vigaristas que o colocaram lá exigem uma taxa para libertar o seu sistema.

Talvez mais perigosos do que outras invasões maliciosas do seu computador, os ransomwares trazem uma penalidade que pode retirar completamente seu acesso aos próprios arquivos, que só serão recuperados mediante pagamento. Como um aviso para lembrar você do risco de abrir anexos que podem causar danos ao seu computador e às suas finanças, e-mails que instalam ransomware merecem atenção imediata.

O que fazer se meu e-mail for hackeado?

Altere sua senha

Esta é a primeira coisa a fazer para garantir que o hacker não poderá tornar a acessar sua conta. Sua nova senha deve ser complexa e não relacionada às senhas anteriores. Sempre use de 8 a 10 caracteres, misturando maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

Informe seus contatos de e-mail imediatamente

Parte importante da estratégia do hacker é “pôr as garras” no seu catálogo de endereços para pegar outras pessoas. Envie uma mensagem para todos os seus contatos de e-mail o mais rápido possível. Informe-os de que eles devem evitar abrir e-mails vindos de você (que devem estar cheios de malwares).

Mude sua pergunta de segurança

Se você tem perguntas de segurança associadas à sua conta de e-mail, altere-as também. Use perguntas imprevisíveis e particulares.

Ative a autenticação com múltiplos fatores

Sim, a autenticação com múltiplos fatores adiciona outra etapa ao seu login, mas também acrescenta outra camada de proteção. Ativando-a, além da sua senha, você também precisará de um código de uso único para entrar. Geralmente ele é enviado para o seu celular.

Faça varredura de malware e vírus no seu computador

Esta etapa é essencial. Um software de segurança completo dará a você um escudo digital para a sua vida on-line. Com o McAfee Total Protection, você pode proteger todos os seus dispositivos, inclusive seu smartphone, contra vírus e malware. Ele também contém um gerenciador de senhas para ajudar você a lembrar e gerar senhas únicas para todas as suas contas.

Mude outras contas com a mesma senha

É preciso investir certo tempo, mas vale a pena. Altere outras contas que usem o mesmo usuário e senha do seu e-mail comprometido. Os hackers adoram quando usamos os mesmos logins para várias contas.

Mantenha-se protegido

Embora o e-mail possa trazer potenciais riscos à segurança, softwares antivírus protegem seu computador de possíveis danos. Programas que são executados com eficiência em segundo plano detectam e eliminam ameaças. Estar consciente e preparado pode ajudar você a frustrar tentativas de invadir informações privadas e manter um ambiente on-line seguro.

About the Author

McAfee

McAfee is the device-to-cloud cybersecurity company. Inspired by the power of working together, McAfee creates business and consumer solutions that make our world a safer place. Take a look at our latest blogs.

Read more posts from McAfee

Categories: Português

Subscribe to McAfee Securing Tomorrow Blogs