O que você acha dessa oferta de emprego? Quando você paga, você é pago. Parece suspeito, certo? Na verdade, esse é um dos golpes de emprego que mais crescem no momento.
Analisando os golpes de emprego em geral, os dados da Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) mostram que as denúncias de golpes de emprego quase triplicaram entre 2020 e 2024. Além disso, as perdas registradas cresceram mais de cinco vezes, chegando a US$ 501 milhões em 2024.
Em suma, os golpes de emprego estão mais comuns e mais caros do que nunca.
E o que lidera essas perdas é um novo tipo de golpe de emprego, em que as vítimas de fato “pagam para serem pagas”.
“Pague para ser pago”, o golpe mais quente do mercado de trabalho
A FTC apelidou esses golpes de “pagar para ser pago” como “golpes de empregos gamificados” ou “golpes de tarefas”. Considerando a forma como esses golpes funcionam, o nome se encaixa. O trabalho parece uma tarefa de jogo – e o único vencedor é o golpista.
Tudo se desenrola da seguinte forma:
Você recebe uma oferta de emprego por SMS ou mensagem privada. O golpista oferece a você um “trabalho” que envolve “otimização de aplicativos” ou “promoção de produtos”, que eles geralmente descrevem em termos vagos e nebulosos.
Você aceita a oferta. Em seguida, o golpista cria uma conta em um aplicativo ou plataforma em que você recebe a tarefa de “curtir” ou “avaliar” conjuntos de vídeos ou imagens de produtos online.
Você começa a trabalhar. O aplicativo ou a plataforma é falso, mas parece que você está acumulando comissões ao clicar e concluir conjuntos de tarefas. Nesse momento, o golpista pode fazer um ou dois pequenos pagamentos, fazendo você pensar que o trabalho é realmente legítimo.
O golpista lança o anzol. É aqui que entra a parte do jogo “pagar para ser pago”: se você quiser mais “trabalho”, deverá pagar por ele. Nesse momento, o golpista exige um “depósito” para o próximo conjunto de tarefas. Como em um videogame, o golpista melhora a proposta dizendo que o próximo conjunto pode “aumentar o nível” dos seus ganhos.
Você é enganado. Você faz o depósito, conclui o conjunto de tarefas e tenta receber seus ganhos do aplicativo ou da plataforma – apenas para descobrir que o golpista e seu dinheiro desapareceram. Era tudo falso.
Com base no que vimos no passado, esses golpes são inspirados em outros golpes de “dinheiro fácil” encontrados em aplicativos de pagamento. Os golpes de “dinheiro fácil” surgem lentamente, à medida que os golpistas criam um falso senso de confiança com as vítimas, obtendo pequenos retornos sobre pequenos investimentos ao longo do tempo. Finalmente, com o golpe pronto, o golpista pede uma quantia enorme e desaparece com ela. Os golpes do tipo “pague para ser pago” podem funcionar da mesma forma.
Algumas coisas que você deve ter em mente sobre esse golpe também:
- De acordo com a FTC, qualquer trabalho que pague você para “curtir” ou “avaliar” conteúdo é ilegal. Essa é a ironia aqui. Ele pede que você faça algo ilegal, o que leva a outra coisa ilegal: o roubo.
- Os relatórios mostram que os golpistas geralmente financiam esses golpes com criptomoedas. De fato, a FTC diz que as pessoas perdem muito mais dinheiro com golpes de emprego usando criptomoeda do que com qualquer outra forma de pagamento.
Mantenha seu dinheiro seguro contra golpes de empregos do tipo “pague para ser pago”
Etapa 1 – Ignore ofertas de emprego por SMS e mídia social
Um recrutador de verdade entrará em contato com você por e-mail ou por meio de um site de rede de empregos. Além disso, ele lhe dará detalhes claros sobre um possível trabalho e esclarecerá todas as dúvidas que você tiver com a mesma clareza.
Muito pelo contrário, os golpistas escrevem textos vagos e mensagens privadas. Em geral, eles são muito enfáticos, mas não dão muitos detalhes. Ao fazer perguntas sobre o trabalho, você obterá respostas igualmente vagas. Ignore essas ofertas.
Etapa 2 – Pesquise a empresa
No caso de ofertas de emprego online em geral, pesquise a empresa. Verifique o histórico deles e veja se é uma empresa real – e veja se isso corresponde ao que o recrutador está dizendo a você.
Nos EUA, você tem vários recursos que podem ajudá-lo a responder a essa pergunta. O Better Business Bureau (BBB) oferece uma listagem pesquisável de empresas nos EUA, juntamente com um breve perfil, uma classificação e até mesmo uma lista de reclamações (e respostas da empresa) feitas contra elas. Se você fizer uma pesquisa, poderá esclarecer rapidamente a legitimidade de uma empresa.
Para obter uma listagem de empresas localizadas nos EUA e no exterior, organizações como a S&P Global Ratings e a Dun and Bradstreet Corporation também podem fornecer informações básicas.
Por fim, verifique o site da empresa. Veja se ele tem uma listagem de empregos que corresponda ao que você está recebendo. Um trabalho de campo como esse pode ajudar a descobrir um golpe.
Etapa 3 – Recuse-se a pagar
Por mais simples que pareça, não pague para ser pago.
Em qualquer caso em que você for solicitado a pagar adiantado, com qualquer forma de pagamento, recuse. Um empregador legítimo nunca pedirá que você invista ou deposite uma pequena quantia de dinheiro com a promessa de um grande retorno. E um empregador legítimo fornecerá a você coisas como treinamento ou equipamento para fazer o trabalho para o qual você está qualificado.
Mais maneiras de você evitar golpes online
Um software de proteção online como o nosso pode ajudar a manter você muito mais seguro contra golpes de emprego e golpes em geral. Especificamente para golpes de emprego, o software pode ajudar de algumas maneiras:
- Os golpistas ainda usam links para sites maliciosos para induzir as pessoas a fornecerem suas informações pessoais. A proteção na Web, incluída em nossos planos, pode evitar que você entre nesses links.
- E os golpistas adoram colocar nos textos, links para sites suspeitos e outros lugares onde podem roubar informações pessoais. O McAfee+ pode bloquear esses links e impedir que você clique neles. A tecnologia de IA detecta automaticamente golpes por meio da verificação de URLs em seus SMS. Se você clicar acidentalmente em um link incorreto, ele bloqueará um site de risco.
- Os golpistas precisam obter suas informações de contato de algum lugar. Muitos golpistas obtêm de sites de corretores de dados. Alimentados por milhares de pontos de dados sobre bilhões de pessoas, eles podem coletar suas informações de contato, juntamente com outras informações pessoais, para um ataque altamente personalizado. A limpeza de dados pessoais da McAfee varre alguns dos sites de corretores de dados mais arriscados, mostra quais estão vendendo suas informações pessoais e, dependendo do seu plano, pode ajudar você a removê-las.
- Você também pode reduzir seu perfil nas redes sociais com nosso Gerenciador de privacidade nas redes sociais. Ele ajuda você a ajustar mais de 100 configurações de privacidade em suas contas de mídia social com apenas alguns cliques, para que suas informações pessoais fiquem visíveis apenas para as pessoas com quem você deseja compartilhá-las.