O pesadelo das mensagens de texto fraudulentas

Você está cansado de receber mensagens de texto fraudulentas? O mesmo acontece com os 54% dos americanos que disseram preferir um tratamento de canal a cair num desses golpes.

Essa é uma das constatações surpreendentes que descobrimos em nosso estudo global sobre mensagens de texto fraudulentas (Global Scam Message Study). Pesquisamos mais de 7.000 adultos em todo o mundo , incluindo mais de 1.000 nos EUA, para saber o que eles pensam sobre mensagens e textos fraudulentos. E o quanto elas são dolorosas.

Se parece que você está recebendo mais mensagens de golpes do que antes, saiba que não está sozinho. Descobrimos que os americanos recebem uma média de 11,6 mensagens falsas ou fraudulentas por dia. E está cada vez mais difícil distinguir o que é real do que é falso. Mais de 80% dos americanos disseram que está mais difícil do que nunca identificar se uma mensagem de texto, e-mail ou rede social é uma fraude.

O que está causando essa nova enxurrada de mensagens de texto fraudulentas cada vez mais convincentes? IA: se você acompanhou nossos blogs no ano passado, isso provavelmente não o surpreenderá.

Conforme relatamos, os criminosos “turbinaram” seus golpes com ferramentas de IA. Na verdade, a IA facilita muito a criação desses golpes de duas maneiras significativas:

  1. A IA cuida da sua redação. Em vez de passar horas elaborando histórias dignas de fraude, a IA faz esse trabalho em segundos.
  2. A IA faz com que as mensagens pareçam mais legítimas. Antes das ferramentas de IA, você costumava encontrar mensagens fraudulentas repletas de erros gramaticais e de digitação. E , às vezes, esses textos eram estranhos. Não faziam sentido. O mesmo não acontece com a IA. Ela pode escrever com muito mais facilidade do que muitos golpistas.

Por isso, as seguintes consequências são inevitáveis. Dois terços (65%) dos americanos já clicaram ou caíram em um golpe. Dessas pessoas, 45% perderam dinheiro como resultado, e 15% delas perderam mais de US$ 1.000.

Engajar com mensagens de texto fraudulentas pode ser caro e estressante

Agora, sobre a estatística do tratamento de canal. As pessoas que são vítimas de mensagens fraudulentas online realmente sentem dor. Especialmente porque o tempo e o dinheiro perdidos com esses golpes cobram seu preço. Algumas pessoas os consideraram tão dolorosos que disseram que, em vez disso, prefeririam lidar com o seguinte:

  • Pagar impostos todos os meses – 57%
  • Dormir em uma casa mal-assombrada por uma noite – 55%
  • Consultar o dentista para um tratamento de canal – 54%
  • Sofrer uma intoxicação alimentar durante 24 horas – 40%

Nossa… Você provavelmente tem sua própria resposta para uma pergunta como “você preferiria”, mas claramente as pessoas estão cansadas dessa enxurrada de mensagens fraudulentas.

Você pode entender melhor essas sensações observando a quantidade de tempo que essas pessoas disperdiçaram. Nosso estudo constatou que o americano médio gasta mais de uma hora e meia por semana analisando, verificando ou decidindo se as mensagens que recebe são reais ou falsas.

Em termos realistas, isso equivale a assistir a um curta-metragem ou a três programas de TV ou a 94 minutos gastos fazendo praticamente qualquer outra coisa. Somando tudo isso, você terá mais de duas semanas inteiras de trabalho por ano gastas na detecção de fraudes. Especificamente, descobrimos:

  • Por e-mail, 95% dos americanos pesquisados indicam que recebem mensagens falsas ou tentativas de golpes por e-mail diariamente. 40% recebem cinco ou mais mensagens falsas por e-mail todos os dias.
  • Por SMS, 87% dos entrevistados da pesquisa nos EUA indicam que recebem mensagens falsas ou golpes por SMS todos os dias. 30% recebem cinco ou mais mensagens de texto falsas por dia.
  • Nas redes sociais, 75% das pessoas pesquisadas indicam que recebem mensagens falsas ou tentativas de golpes por meio das redes sociais todos os dias. 30% recebem cinco ou mais desses golpes de redes sociais diariamente.

As mensagens fraudulentas atuais têm com uma camuflagem inteligente

Com o aumento do volume e a melhora na aparência das mensagens fraudulentas, apenas 35% dos americanos evitaram clicar ou cair em mensagens falsas no último ano.

Esse truque sofisticado assume cinco formas comuns. Abaixo, você pode ver os tipos de mensagens que as pessoas nos EUA disseram ter recebido no ano passado: 

  • “Você ganhou um prêmio!” – 62% 
  • Informações sobre uma compra que o destinatário não fez – 57% 
  • Falsa entrega perdida ou notificação de problema na entrega- 56% 
  • Alerta de segurança da Amazon ou mensagens de notificação sobre atualizações de conta – 43% 
  • Atualizações de assinatura da Netflix (ou de um serviço de streaming semelhante) – 42% 

De acordo com essas descobertas, 65% dos entrevistados da pesquisa acreditaram que uma ou mais mensagens fraudulentas que receberam eram reais. As mensagens em que eles mais acreditaram foram:

  • “Você ganhou um prêmio!” – 25%
  • Informações sobre uma compra que o destinatário não fez – 22%
  • Notificação falsa de entrega perdida ou problema de entrega – 20%
  • Mensagens de verificação de login e localização – 20%

Os golpes de IA diminuíram a confiança das pessoas

Com a evolução dos golpes para formas cada vez mais inteligentes, 40% dos entrevistados da pesquisa nos EUA disseram que sua confiança nas comunicações digitais diminuiu. Em outras palavras, 55% das pessoas acreditam que têm mais chances de resolver o cubo mágico do que de identificar uma mensagem de fraude. Descobrimos ainda que:

  • 37% das pessoas disseram que não sabem se estão agindo corretamente para se proteger.
  • 33% das pessoas disseram que ignoram uma mensagem quando acham que um e-mail ou texto pode ser uma fraude.
  • 31% disseram que bloqueiam o remetente quando recebem esse tipo de mensagem.
  • 26% disseram que denunciaram mensagens suspeitas de fraude.

Em suma, a IA tornou o mundo obscuro dos golpes online ainda mais sombrio. E, infelizmente, isso arruinou parcialmente como as pessoas usam seu tempo na Internet. Eles passam uma parte do dia tentando decidir se o que estão lendo é real ou falso. No entanto, você pode tomar algumas medidas para evitar essa sensação dolorida , sem ter que fazer um tratamento de canal.

Como você pode se proteger de mensagens fraudulentas

Pense antes de clicar

Os cibercriminosos usam e-mails de phishing ou sites falsos para induzir as pessoas a clicar em links que podem levar a malware. Se você receber um e-mail ou mensagem de texto pedindo para clicar em um link, é melhor evitar interagir com a mensagem. Principalmente se for uma oferta irrecusável ou que prometa informações úteis. Sempre vá direto à fonte e interaja com empresas de boa reputação.

Lembre-se de que, se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é assim

Muitos golpes são eficazes porque o golpista cria um falso senso de urgência ou se aproveita de uma alta comoção. Faça uma pausa antes de interagir com qualquer mensagem que seja ameaçadora ou urgente, especialmente se for de um remetente desconhecido ou improvável.

Você pode escolher a opção “não listado”

Os golpistas precisam obter suas informações de contato de algum lugar. Muitas vezes, eles obtêm essa informação de corretores de dados online e outros sites de “busca de pessoas”. Esses sites coletam e vendem grandes quantidades de informações pessoais a qualquer comprador. Você pode ver quais empresas têm acesso aos seus dados, quais contas são arriscadas de manter e enviar solicitações de exclusão de dados com um único cliquede através do nosso serviço de limpeza de contas online. Da mesma forma, configure suas contas nas redes sociais apenas para “amigos e familiares” para que as informações do seu perfil não apareçam nos resultados de pesquisa.

Use a IA benévola para vencer a IA maligna

Desde o bloqueio de links perigosos que aparecem em mensagens de texto, nas redes sociais ou em navegadores da Web, a IA pode estar do seu lado. A proteção antifraude da McAfee™ identifica e o avisa automaticamente se detectar um URL perigoso no seu texto. Você não precisa mais se perguntar se uma mensagem de entrega ou um texto de notificação bancária é real ou não. A tecnologia de IA patenteada da McAfee detecta instantaneamente links mal-intencionados, enviando uma mensagem de alerta para impedir que você clique neles. Bloquearemos os sites de risco se você clicar acidentalmente em um link fraudulento dentro de um texto, e-mail, redes sociais e muito mais. Essa tecnologia IA se oferece em nossos planos de proteção online, como as nossas premiadas assinaturas do McAfee+.

Você tem o que é preciso para evitar as mensagens fraudulentas de IA

Deixando de lado os tratamentos de canal e os cubos mágicos, você pode se proteger contra as mensagens fraudulentas de IA. Mesmo que esses golpes pareçam cada vez mais reais, as mesmas proteções continuam existindo. Na verdade, você tem novas ferramentas orientadas por IA que também podem mantê-lo mais seguro.

Se há uma coisa sobre a qual comentamos bastante em nossos blogs ultimamente, é como a IA funciona nos dois sentidos. Embora os golpistas usem a inteligência artificial para enganá-lo, você também tem ferramentas de IA que podem mantê-lo mais seguro.

É lógico sentir-se um pouco desamparado com todos esses golpes de IA que circulam por aí. No entanto, você realmente pode ter muito mais controle do que imagina. Aliás, os softwares de proteção online como o nosso são os mais sofisticados que já existiram. É realmente uma solução completa para proteger seus dispositivos, sua privacidade e sua identidade, além de manter as mensagens fraudulentas bem longe.

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais De Segurança na Internet

Back to top