Planear uma viagem é metade da diversão. À medida que navega pelos sites de viagens e reserva os seus planos, cresce uma sensação de entusiasmo e antecipação. Tem algo pelo qual pode ansiar. Ou pode ser o contrário? Bem-vindo ao infeliz mundo das fraudes de viagem, onde os viajantes são enganados por falsos sites de reservas, falsas listas de alugueres e excursões que não eram de todo como foram anunciadas. Os burlões ficam com o dinheiro — e muitos viajantes acabam sem sítio para ficar, sem planos e com a carteira vazia.

Mas afinal, quão grave é o cenário? A nossa própria investigação, realizada em 2024, revelou que 28% das pessoas inquiridas afirmaram ter sido vítimas de fraude quando reservaram uma viagem. As três principais fraudes de reserva eram as seguintes:

  • Fornecer os seus dados de cartão de crédito ou bancário num site falso, que um burlão utilizou para efetuar pagamentos fraudulentos (15%)
  • Clicar numa ligação de uma fonte desconhecida que era uma fraude ou maliciosa (10%)
  • Encontrar fotografias manipuladas do seu destino de férias (8%)

Outros 28% afirmaram ter sido vítimas de fraude durante uma viagem. As três principais fraudes para esses americanos incluíam:

  • Pagar uma caução em locais de alojamento que se verificou não existirem ou que não tinham qualquer registo (13%)
  • Pagar por um evento ou excursão em que o fornecedor nunca apareceu (10%)
  • Investir dinheiro numa excursão, que se revelou completamente diferente do que foi anunciado (9%)

O custo das fraudes de viagem

De quanto dinheiro estamos a falar? No total, descobrimos que 32% das vítimas disseram ter perdido entre 501 e 1.000 dólares numa única fraude. Outros 24% das vítimas disseram ter perdido mais de 1.000 dólares. Apenas uma percentagem relativamente pequena de pessoas afirmou não ter perdido nada — apenas 15%, um número que mostra até que ponto as fraudes de viagem podem ser bem sucedidas.

Este fato está em consonância com os relatórios da Comissão Federal do Comércio (FTC). Tal como publicado no seu Livro de dados de 2023, mais de 55 000 americanos denunciaram fraudes em matéria de viagens. A perda média — quase 1.200 dólares por caso. Como sempre acontece com as estatísticas da FTC, estas apenas documentam os casos de fraude comunicados. É muito provável que o número de fraudes reais seja superior a isso.

Como evitar cair em fraudes de viagem

Infelizmente, os burlões visam frequentemente os viajantes com falsas ofertas de férias, anúncios de aluguer e falsos sites de reservas. Se souber o que deve ter em atenção e tomar algumas precauções inteligentes, pode proteger-se e desfrutar das suas viagens com tranquilidade.

Utilize uma plataforma fiável

Esse é o seu melhor ponto de partida. Reserve o seu aluguer de férias através de um estabelecimento com boa reputação. Plataformas de viagens como a Expedia, Priceline, Orbitz e outras dispõem de proteções antifraude. Para alugueres de férias, plataformas como a Airbnb e a VRBO têm políticas e processos em vigor que protegem os inquilinos de burlões.

Procure sinais comuns de fraudes no aluguer de férias

Faça uma pesquisa de imagem inversa nas fotografias utilizadas no anúncio do imóvel e veja o que aparece. Pode ser uma fotografia de arquivo concebida para o levar a pensar que foi tirada numa propriedade real para alugar. Por vezes, os burlões roubam fotografias de imóveis reais que não estão para alugar. Alguns utilizam agora também imagens geradas por IA. Leia também os comentários sobre o imóvel. Os anúncios sem comentários são um sinal de alerta.

Comunique-se e pague apenas na plataforma

Também no caso dos alugueres de férias, se um anfitrião pedir para comunicar fora da plataforma, isso’é outro sinal de alerta. Os burlões tentarão atraí-lo para fora da plataforma, onde podem solicitar o pagamento em formulários que são difíceis de recuperar ou localizar depois de se aperceber que foi enganado.

Além disso, pagar o seu aluguer fora da plataforma pode também ir contra os termos de serviço, como no caso da Airbnb. Ou, tal como acontece com o VRBO, pagar fora da plataforma anula a sua garantia de reserva com confiança,” que lhe oferece determinadas proteções. Utilize a plataforma para pagar e utilize um cartão de crédito quando o fizer.

Nos EUA, o Fair Credit Billing Act permite-lhe contestar as cobranças. Além disso, alguns cartões de crédito oferecem as suas próprias proteções anti-fraude que o podem ajudar a contestar uma faturação.

Nunca pague com moeda criptográfica, transferências eletrónicas ou cartões de oferta

Se alguém lhe pedir para pagar a sua viagem de uma destas formas, trata-se de uma fraude. Os burlões de viagens preferem estes métodos de pagamento porque são excecionalmente difíceis de seguir. Uma vez enviado esse dinheiro, é igualmente muito difícil recuperá-lo.

Esteja atento a ataques de phishing

Os burlões utilizam e-mails e mensagens de phishing para enganar os viajantes e levá-los a revelar informações confidenciais ou a transferir malware para os seus dispositivos. Ao fazer a sua reserva, procure mensagens não solicitadas que afirmem ser de companhias aéreas, hotéis ou instituições financeiras, especialmente se pedirem informações pessoais ou o levarem a clicar em ligações suspeitas.

Em caso de dúvida, contacte diretamente o remetente utilizando as informações de contacto oficiais do seu site oficial. Além disso, consulte a nossa proteção Web e o detetor de fraudes. Ambos alertam-no se uma ligação poder levá-lo a um site duvidoso. Estas ferramentas também bloqueiam estes sites se tocar ou clicar acidentalmente numa ligação adulterada.

Tenha uma forma fácil de controlar as suas contas e o seu crédito

A fraude pode acontecer em qualquer altura, mesmo quando está fora de casa. Algumas coisas podem ajudá-lo a cortar rapidamente o mal pela raiz, cause um grande prejuízo no seu cartão de crédito ou conta bancária.

A monitorização de transações notifica-o de qualquer atividade questionável nos seus cartões de crédito ou contas bancárias. Pode ainda alertá-lo para qualquer outra atividade questionável nas suas poupanças para a reforma, investimentos e empréstimos. Digamos que as informações do seu cartão de débito foram roubadas numa caixa multibanco ou numa máquina de ponto de venda fraudulenta — receberá um alerta se os ladrões tentarem fazer uma compra com ele.

A partir daí, pode contactar o seu banco e dar o passo extra de colocar um bloqueio de segurança para evitar mais fraudes. Também pode ativar as funcionalidades de bloqueio de segurança e monitorização de transações nos nossos planos Total Protection.

Proteja a sua identidade

Antes de entrar no avião, comboio ou automóvel, considere investir na proteção da identidade. Desta forma, pode evitar quaisquer problemas que possam surgir quando deveria estar a divertir-se.

Por exemplo, imagine que perde a sua carteira. Imediatamente, surge uma nuvem negra de “e se” que assombra… E se alguém’estiver a fazer cobranças nos seus cartões? E se alguém utilizasse o seu cartão de cidadão ou do seguro para se fazer passar por si na Internet? Não é uma boa sensação em qualquer altura, especialmente nas férias.

Com uma cobertura para roubo de identidade e recuperação de identidade, pode recuperar as suas perdas e restaurar a sua identidade se um ladrão a danificar de alguma forma. A nossa oferece uma cobertura até 2 milhões de dólares, juntamente com a proteção de perda da carteira que cancela e substitui os cartões perdidos com pouco esforço da sua parte.