Oito maneiras de saber se as lojas on-line são seguras e legítimas

A explosão dos sites de e-commerce mudou a forma como fazemos compras hoje, fornecendo acesso a milhões de lojas on-line com seleções quase ilimitadas.   Assim como você tomaria precauções básicas em uma loja física (talvez escondendo seu código PIN enquanto paga e certificando-se de que o negócio é legítimo) você também deve praticar hábitos de compra seguros on-line.  Aqui estão oito maneiras de evitar sites falsos e outros golpes on-line e garantir que você esteja lidando com empresas legítimas e lojas on-line seguras. 

Use o McAfee WebAdvisor gratuito para verificar a segurança de sites

Uma das melhores maneiras de saber se uma loja on-lineé legítima e evitar golpes de cartões de débitoe crédito , roubos de nomes de domínio e subdomínios e outros problemas é com um download gratuito e eficaz, como o McAfee WebAdvisor. Essa ferramenta inteligente ajuda você a navegar e fazer compras com confiança, protegendo-o contra sites maliciosos que podem conter:  

  • Adware: pop-ups que podem estar infectados com malware 
  • Spyware: software baixado sem o consentimento do usuário, que pode transmitir informações pessoais confidenciais a anunciantes ou cibercriminosos. 
  • Vírus: partes de código que podem se copiar e normalmente têm um efeito negativo, como desacelerar o sistema ou destruir dados 
  • Golpes de phishing: quando hackers enviam e-mails falsos projetados para nos induzir a cair em um golpe e revelar informações financeiras, credenciais do sistema ou outros dados confidenciais 

O McAfee WebAdvisor é uma extensão de navegador gratuita com download rápido e instalação fácil, trabalhando em segundo plano automaticamente para protegê-lo contra malwaree phishingenquanto você navega, pesquisa e faz compras on-line.  O McAfee WebAdvisor funciona com computadores Windows 10, 8.1, 8 e 7 (32 e 64 bits) e é compatível com estes navegadores: 

  • Internet Explorer 10.0 ou posterior 
  • Microsoft Edge (baseado em Chromium) 
  • Microsoft Edge (Windows 10 somente; atualização necessária para Fall Creators) 
  • Mozilla Firefox 
  • Google Chrome 

outras maneiras para ter certeza de que você está lidando com golpistas on-line.  

Verifique o cadeado na barra de endereços

Ao verificar as credenciais de um site de e-commerce, começe com a barra de endereços. Normalmente, os hackers usarão URLs muito parecidos com o URL do site real, mas não exatamente iguais. Procure erros de digitação ou use o Google para saber se a pesquisa direciona você para a mesma página. Além disso, procure o ícone de cadeado na barra de endereços.  Clique na barra de endereços e confira o menu suspenso que fornece informações, incluindo se o site tem um certificado válido, como SSL (verifique se o endereço da Web pertence à empresa), quantos cookies estão em uso, outras configurações do site e se suas informações estão seguras quando enviadas para esse site.  A proteção é muito boa, mas não perfeita, pois alguns cibercriminosos conseguiram replicar esses cadeados ou assumir sites legítimos que os têm. 

Verifique o selo de confiança do site

Os selos de confiança, como a certificação TrustedSite, são criados por uma autoridade de certificação (CA) para confirmar a legitimidade de um site. Um selo de confiança informa aos visitantes que eles estão em um site seguro e a empresa que exibe a marca prioriza a segurança cibernética. Clique nele e você deverá ser direcionado para uma página da Web que verifica a autenticidade do selo de confiança. 

Use o Relatório de transparência do Google

A tecnologia de navegação segura do Google rastreia bilhões de endereços da Web todos os dias à procura de sites perigosos. A tecnologia descobre milhares diariamente (geralmente sites legítimos que foram comprometidos). Avisos de sites perigosos aparecem em seu navegador e no mecanismo de pesquisa do Google. Você também pode pesquisar URLs específicos para saber se um site foi comprometido.  

Verifique a presença da empresa nas redes sociais

Vale a pena verificar uma empresa nas redes sociais para ver se elas parecem ter seguidores genuínos e postagens legítimas. O Better Business Bureau (BBB) também tem sugestões para detectar contas falsas de redes sociais, incluindo aquelas no LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram. Você deve procurar por: 

  • Contas com pouco ou sem conteúdo algum e imagens de bancos de imagem ou recicladas 
  • Pouco engajamento com seguidores 
  • Falta de transparência sobre quem administra a conta 
  • Avaliações falsas 
  • Links para golpes de phishing e malware 

Revise as informações de contato da empresa

Outra maneira de testar a legitimidade de uma loja de varejo on-line é verificar as informações de contato. Tem endereço físico, número de telefone e contato de e-mail? O endereço de e-mail na página de contato contém o nome de domínio da empresa ou é genérico (como um endereço do Gmail)? Se você enviar um e-mail, ele será entregue? 

Analise a aparência geral do site

Verifique se o site de e-commerce parece ter sido desenvolvido profissionalmente ou se foi feito de qualquer jeito, com resultados descuidados. Existem erros de digitação, erros gramaticais, imagens de baixa qualidade e um design desleixado? Tem uma política de devolução mal redigida ou nenhuma política de devolução  Tudo que prejudica a aparência profissional e a autenticidade de um site deve ser sinal de alerta e convencê-lo de que está em um site fraudulento 

Verifique as avaliações da empresa

Se a empresa on-line for um site legítimo (não um site fraudulento) e já existe há algum tempo, deve haver avaliações autênticas de clientes anteriores. Os sites de revisão incluem Google My Business, Amazon e Yelp.  Se as avaliações são uniformemente ruins, por outro lado, você tem outro tipo de problema para enfrentar. 

Veja como o McAfee WebAdvisor pode manter você seguro enquanto faz compras on-line

Como as compras virtuais estão se tornando rapidamente a nova norma, é importante se proteger contra os cibercriminosos que visam cada vez mais os varejistas e seus clientes. Uma ótima maneira de comprar com confiança é usar oMcAfee WebAdvisor, que está disponível para download gratuito.  A extensão do navegador da web funciona incansavelmente em segundo plano para protegê-lo enquanto você navega e compra. Pense nisso como um presente para si mesmo, para que você possa aproveitar todo o potencial da Internet e ao mesmo tempo manter suas informações protegidas. 

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais de Dicas e truques de segurança

Back to top