7 dicas para garantir a segurança do seu smartphone

Um smartphone ativo sempre tem pouco descanso. Se você é como muitos profissionais hoje em dia, com certeza o usa para trabalhar e se divertir, além de lidar com vários negócios pessoais. Como garantir a segurança do seu smartphone? O que acontece se for perdido ou roubado? Pior ainda, e se o seu smartphone fosse hackeado? Vamos tentar evitar que isso aconteça com você.

Em todo o mundo, muitas pessoas usam seus smartphones basicameente para duas coisas. Na Espanha, uma pesquisa constatou que 55% das pessoas usam o mesmo telefone para uma combinação de atividades pessoais e de trabalho.

A mesma pesquisa mostrou que até metade das pessoas entrevistadas no Japão, na Austrália e nos EUA também fazem isso, enquanto países como o Reino Unido e a Alemanha registraram 31% e 23%, respectivamente. Independentemente da tendência desses números serem baixos ou altos, as implicações de segurança permanecem constantes. Um smartphone carregado com ambos dados comerciais e pessoais é um alvo desejável.

Os hackers têm como alvo os smartphones porque eles geralmente não são protegidos, o que dá aos criminosos um acesso fácil às suas informações pessoais e a qualquer rede corporativa que você possa usar. É como atingir dois objetivos com um golpe só. Simplificando, como um profissional que trabalha com um smartphone, você é um alvo considerável.  

Garanta a segurança do seu smartphone evitando que seja hackeado

Como pai e profissional, reuni algumas dicas para que você possa proteger seu smartphone dos hackers, para manter sua vida pessoal e profissional em segurança:

1. Adicione proteção extra com reconhecimento facial, impressão digital, padrão ou PIN

Primeiro, o básico. Bloquear o telefone com ID facial, impressões digitais, padrão ou PIN é a forma mais básica de proteção, especialmente em caso de perda ou roubo (suas opções variam de acordo com o dispositivo, o sistema operacional e o fabricante). Dê um passo adiante para obter ainda mais proteção. Proteja as contas em seu  telefone com  senhas fortes e use a autenticação de dois fatores nos aplicativos que a oferecem, o  que duplica sua linha de defesa.     

2. Use uma VPN 

Ou, em outras palavras, não use redes wi-fi públicas sem proteção. Uma VPN oculta sua conexão dos hackers, permitindo que você se conecte de forma privada quando estiver em redes públicas inseguras em aeroportos, cafés, hotéis e similares.Com uma conexão VPN, você verá que seus dados confidenciais, documentos e atividades que realiza estão protegidos contra bisbilhoteiros, o que é ótimo, considerando a quantidade de negócios pessoais e profissionais que gerenciamos com nossos smartphones. 

3. Use apenas as lojas de aplicativos oficiais 

Tanto o Google Play quanto a App Store da Apple possuem medidas para ajudar a evitar que aplicativos potencialmente perigosos entrem em suas lojas. Aplicativos mal-intencionados geralmente são encontrados fora das lojas de aplicativos, que podem ser executados em segundo plano e comprometer seus dados pessoais, como senhas, números de cartão de crédito e muito mais – praticamente tudo o que você mantém em seu telefone.

Além disso, quando você estiver nas lojas de aplicativos, observe atentamente as descrições e as avaliações dos aplicativos antes de baixá-los. Aplicativos mal-intencionados e falsificações ainda podem chegar às lojas.

Veja algumas maneiras de impedir que esses aplicativos nocivos cheguem ao seu telefone.  

4. Faça backup dos dados em seu telefone

Fazer backup do seu telefone é sempre uma boa ideia, principalmente por dois motivos:

  • Primeiro, ele facilita o processo de transição para um novo telefone, transferindo os dados de backup do telefone antigo para o novo. 
  • Em segundo lugar, ele garante que seus dados permaneçam com você se o telefone for perdido ou roubado, permitindo que você apague remotamente os dados do telefone perdido ou roubado e ainda tenha uma cópia segura desses dados armazenada na nuvem.  

Tanto os iPhones quanto os telefones Android têm maneiras simples de fazer backup do seu telefone regularmente. 

5. Saiba como bloquear ou apagar seu telefone remotamente em caso de emergência

Na pior das hipóteses, seu telefone desapareceu. Para sempre. Ou ele está irremediavelmente perdido ou foi roubado. E agora? Bloqueie-o remotamente ou até mesmo apague seus dados completamente.

Embora a última parte sobre a limpeza do telefone pareça uma medida drástica, se você mantiver backups regulares, conforme mencionado acima, seus dados estarão seguros na nuvem, prontos para serem restaurados.

Em suma, isso significa que os hackers não conseguirão acessar as informações confidenciais da sua empresa, o que pode mantê-lo longe de problemas e proteger seus negócios. A Apple fornece aos usuários do iOS um guia passo a passo para a limpeza remota de dispositivos, e o Google também oferece um guia para usuários do Android. 

6. Livre-se de aplicativos antigos e atualize os que você mantém

Todos nós baixamos aplicativos, usamos uma vez e depois esquecemos que eles estão em nosso telefone. Dê uma olhada na tela principal do seu celular e veja quais são os que você realmente não quer mais e exclua-os junto com os dados.

Alguns aplicativos têm uma conta associada a eles que também pode armazenar dados do seu telefone. Dê um passo a mais e exclua essas contas para que todos os dados fora do telefone sejam excluídos. A razão para isso é que cada aplicativo extra é outro aplicativo que precisa ser atualizado ou que pode ter um problema de segurança associado a ele.

Em uma época de violações de dados e vulnerabilidades, a exclusão de aplicativos antigos é uma medida inteligente. Quanto aos que você mantém, atualize-os regularmente e ative as atualizações automáticas, se essa for uma opção. As atualizações não apenas introduzem novos recursos nos aplicativos, mas também costumam resolver problemas de segurança. 

7. Proteja seu telefone

Com grande parte da sua vida guardada num telefone, a instalação de um software de segurança pode ajudar a proteger tudo o que você mantém no aparelho. Independentemente de possuir um Android ou iOS, o software de segurança móvel pode manter seus dados, suas compras e seus pagamentos seguros. 

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais de

Back to top