O meu telemóvel pode ser monitorizado se os serviços de localização estiverem desligados?

O seu smartphone inclui serviços de localizaçãointegrados, que são úteis se o perder ou se utilizar uma aplicação que precisa de saber a sua localização. Mas e se não quiser que o seu telefone seja monitorizado? O telefone pode ser localizado se desligar os serviços de localização? A resposta é sim, é possível monitorizar telemóveis mesmo se os serviços de localização estiverem desligados.  Desligar o serviço de localização no seu telemóvel pode ajudar a ocultar a sua localização. Isto é importante se não quiser que terceiros saibam onde está ou que possam monitorizar o seu movimento. No entanto, um smartphone ainda pode ser monitorizado através de outras técnicas que revelam a respetiva localização geral.    Este artigo explica como o seu telemóvel pode ser monitorizado e o que pode fazer para melhorar a sua segurança móvel. 

Como pode um telemóvel ser monitorizado?

Quer tenha um telemóvel iOS ou Android, há formas de o monitorizar, mesmo que os serviços de localização estejam desligados. Poderá ter utilizado algumas delas para encontrar um telemóvel perdido ou roubado. Por exemplo, a aplicação Encontrar o meu iPhone usa Bluetooth para o ajudar a encontrar um iPhone mesmo que esteja desligado.  Se tiver um telemóvel Android e a aplicação Encontrar o meu dispositivo, pode iniciar sessão na sua conta Google e usar o Google Maps para verificar o histórico de localização do seu telemóvel   Apresentamos quatro formas em que o seu telemóvel pode ser monitorizado: 

Torres de telecomunicações 

Os Estados Unidos têm mais de 307 000 torres de telecomunicações. Quando utiliza o seu telemóvel, os sinais viajam entre o telemóvel e a torre de telecomunicações mais próxima. Os operadores de telemóveis podem calcular a área geral do seu telefone medindo o tempo que demora um sinal entre a torre e o seu telemóvel.   Os operadores usam a triangulação de torres de telecomunicações para uma leitura mais precisa, que combina dados de localização de três torres de telecomunicações. Esta tecnologia foi desenvolvida para ajudar os operadores de emergências a localizar as pessoas que telefonam. Identifica a localização do telemóvel dentro de uma área de 300 metros 

Redes Wi-Fi públicas

Um smartphone que tenha uma rede Wi-Fi ativa comunica com as redes Wi-Fi próximas mesmo se não estiver ligado. O seu dispositivo analisa rapidamente os pontos de acesso Wi-Fi próximos e regista a força do sinal.   Ao utilizar redes Wi-Fipúblicas, o fornecedor normalmente solicita que concorde com a monitorização da localização. Esse fornecedor de Wi-Fi irá, em seguida, registar a sua localização sempre que estiver ao alcance de um dos respetivos hot spots.  Para utilizar redes Wi-Fi públicas enquanto protege a sua privacidade, é uma boa ideia ligar-se com uma VPN como a VPN Safe Connect da McAfee. Este software protege os seus dados com encriptação de nível bancário para manter a sua atividade online privada. A VPN também mantém a privacidade do seu endereço IP e localização física. 

Simuladores de torres de telecomunicações

Os simuladores de torres de telecomunicações, também conhecidos como stingrays, imitam as torres de telecomunicações. Fazem com que o seu telemóvel se comunique com elas, transmitindo a respetiva localização e informações identificativas. Os stingrays fazem com que os telemóveis se liguem a elas em vez de às torres de telecomunicações legítimas, transmitindo um sinal mais forte do que o das torres de telecomunicações.  Os agentes de autoridade usam stingrays frequentemente para localizar e monitorizar o movimento de potenciais suspeitos. Ao tentar ligar-se a um indivíduo específico, os stingrays associam os dados de todos os telemóveis nas proximidades do dispositivo. 

Malware ou spyware

Um dispositivo infetado com malware ou spyware pode monitorizar a sua localização mesmo se as suas definições de localização estiverem desligadas. O malware também pode registar as suas atividades online, permitir que os cibercriminosos roubem informações pessoais ou diminuir o desempenho do seu sistema operativo. Para ajudar a proteger o seu dispositivo móvel, considere a obtenção de uma ferramenta de segurança abrangente como o McAfee Security for Mobile. Funciona tanto para dispositivos Android como iOS e inclui uma aplicação antivírus que verifica a existência de ameaças e malware e bloqueia-as em tempo real. 

Consegue perceber se o seu telemóvel está a ser monitorizado?

Apesar de muitos dos motivos para monitorizar as informações de localização de um telemóvel serem benignos, como verificar onde poderá estar um familiar, os vigaristas e hackers podem monitorizar telemóveis para roubar dados pessoais.   Felizmente, há alguns sinais de aviso que podem ajudar a identificar se o seu telemóvel está a ser monitorizado. 

Maior consumo da bateria

Quando o seu telemóvel tem spyware, o programa é executado continuamente em segundo plano e esgota a sua bateria. Uma bateria que está a perder carga mais rapidamente do que o normal pode ser devido a uma bateria antiga ou à existência de spyware Verifique o estado da sua bateria para confirmar se ainda está boa. Se usa um iPhone, siga estes passos para verificar o estado da bateria. Verá uma pontuação de capacidade máxima que apresenta a potência da sua bateria em comparação à sua capacidade quando nova. Um telemóvel mais antigo com uma capacidade de bateria de 75% pode explicar o motivo pelo qual a sua bateria perde carga ao longo do dia. Se a capacidade da sua bateria for de 95% ou 100% e, no entanto, se esgotar rapidamente, o culpado pode ser um vírus.  Verificar o estado da bateria num dispositivo Androidé um processo ligeiramente diferente. Dependendo da marca do seu telemóvel, poderá ser necessário transferir uma aplicação. 

Sobreaquecimento 

Usar aplicações com elevadas exigências de processamento pode causar o aquecimento do seu dispositivo móvel. Uma aplicação de spyware que monitoriza a localização do seu dispositivo utilizará GPS, o que faz com que o telemóvel trabalhe mais e sobreaqueça. Se estiver a usar o seu smartphone normalmente e este sobreaquecer, pode ser um sinal de malware. 

Aplicações adicionais

Se houver aplicações desconhecidas no seu telemóvel, podem ter sido modificadas por alguém. A aplicação mistério pode ser spyware. 

Atividade não solicitada

Se o seu telemóvel executar atividades que não realizou, pode estar a ser executada uma aplicação em segundo plano. Em alguns casos, o malware precisa de reiniciar o seu telemóvel para instalar atualizações ou alterar as definições do telemóvel.   Um telemóvel que reinicia automaticamente, acende o ecrã sem motivo aparente ou emite ruídos durante as chamadas ou mensagens, pode estar infetado com malware. 

FAQs de monitorização do telemóvel 

Veja algumas respostas a perguntas frequentes sobre a monitorização do telemóvel. 

Um telemóvel pode ser monitorizado se estiver desligado?

É difícil de monitorizar um telemóvel que está desligado porque para de enviar sinais para as torres de telecomunicações. No entanto, o fornecedor de serviços ou fornecedor de Internet pode mostrar a última localização assim que se ligar novamente. 

Um telemóvel pode ser monitorizado se não existir rede/ligação móvel?

Mesmo sem rede móvel, os dispositivos Android e iPhones podem ser monitorizados. As aplicações de mapeamento do seu telemóvel podem monitorizar a localização do seu telemóvel sem uma ligação à Internet.   O GPS funciona de duas formas: usa GPS Assistido ou A-GPS quando tiver uma ligação de dados. Esta utiliza a localização das torres de telecomunicações e redes Wi-Fi conhecidas para descobrir onde se encontra. Também usa dados de satélites GPS para obter informações mais precisas. O A-GPS precisa de serviço de dados para funcionar, mas o rádio GPS pode receber informação via satélite sem serviço de dados. 

Um telemóvel pode ser monitorizado quando está no modo de voo?

Sim, o seu telemóvel pode ser monitorizado quando está no modo de voo. Apesar de desligar os serviços Wi-Fi e de rede móvel, o modo de voo não desliga o GPS (uma tecnologia diferente que envia e recebe sinais dos sátelites GPS). Terá de desativar o GPS no seu dispositivo e ligar o modo de voo para evitar que o seu telefone seja monitorizado. 

Proteja a sua segurança móvel com a McAfee

Compreender como o seu telemóvel pode ser monitorizado pode ajudá-lo a proteger a sua privacidade. No entanto, para uma maior tranquilidade, pode ajudar possuir uma ferramenta de segurança móvel como o McAfee Security for Mobile para manter o seu dispositivo Android ou Apple livre de spyware.  A nossa ferramenta de segurança móvel integrada protege a sua vida digital, oferecendo uma navegação segura, uma VPN segura e software antivírus. Protege-o ativamente contra aplicações maliciosas, como spyware, e visitantes indesejados.   Com uma aplicação de segurança móvel dedicada, pode usar o seu telemóvel da maneira que quiser sem se preocupar com os cibercriminosos que monitorizam as suas informações.  

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

“Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.”

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais De Sugestões e truques de segurança

Back to top